Dia de luta por medicamentos e o Dia da Farmácia em Pirapora
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Dia de luta por medicamentos e o Dia da Farmácia em Pirapora

on 08 Setembro, 2016

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora(SESAU) chama a atenção da comunidade para a importância do Dia Nacional de Luta por medicamentos (08/09). A proposta é valorizar as ações, empresas e programas de saúde que vem reduzindo as dificuldades da maioria da população de baixa renda no acesso a tratamentos e medicamentos para doenças.

“A distribuição gratuita de remédios (entre alguns grupos de portadores de doenças) e a difusão dos medicamentos genéricos foram grandes avanços destacados através desta data”, disse o Secretário municipal de Saúde, Rogério Geraldo Pontes.  “Entendemos que as empresas farmacêuticas devem (dentro de parâmetros aceitáveis, sanitários e econômicos) oferecer preços realmente acessíveis”.

“Mais do que um produto da indústria farmacêutica, o remédio é um bem da humanidade e da saúde, por isso não pode ser tratado como uma simples mercadoria”, acrescentou o Secretário, também lembrando a relevância do Dia Nacional da Farmácia (05/09). Pirapora continua sendo um dos destaques na região Norte de Minas na oferta de medicamentos, tanto gratuitos quanto de baixo custo - subsidiados.

“Nossa população é especialmente assistida por 2 programas: o Farmácia de Minas e a Farmácia Popular do Brasil (FPB), mantidos, respectivamente, pelos Governos estadual e federal, contando com a parceria da Prefeitura - SESAU.  O poder público municipal arca com os gastos de manutenção dos prédios (água, luz, telefone) e com os salários dos servidores”, explicou o Secretário Rogério Pontes.

Farmácia popular do Brasil

Instalada em outubro de 2006 em Pirapora, a Farmácia Popular do Brasil é referência para a cidade e também para outros 10 municípios da microrregião do Médio São Francisco - somando cerca de 170 mil pessoas. Coordenada pela Farmacêutica Fernanda Gomes Dourado Barbosa, atende entre 170 e 200 pessoas diariamente e oferece 103 tipos diferentes de medicamentos.

A maioria os remédios é vendida, porém, também ocorre a distribuição gratuita de 5 tipos de remédios voltados para hipertensão, diabetes e asma. Na FPB é possível encontrar remédios até 90% mais baratos. Há medicamentos a partir de R$ 0,03 o comprimido ou R$ 0,42 a cartela. Entre os mais procurados estão os gratuitos e os anticoncepcionais. O atendimento (de 7 funcionários) é realizado somente com apresentação de receita médica.

A Farmácia de Minas

A exigência de receita também faz parte dos procedimentos da Farmácia de Minas, inaugurada em Pirapora em 2012.  Nela são ofertados 100 tipos de medicamentos, todos gratuitos. De acordo com a Farmacêutica, Roberta Normand Caldeira, Coordenadora do serviço, a demanda alcança 200 atendimentos por dia. Os medicamentos vão desde os controladores do diabetes e hipertensão, até os de controle especial (receita azul).

Ao contrário da FPB, a Farmácia de Minas atende exclusivamente a população de Pirapora - que comprova residência no cadastro exigido para o aviamento das receitas médicas. Assim, para ser atendido, o paciente precisa estar cadastrado previamente. Segundo a Vigilância Sanitária municipal, Pirapora conta atualmente com 22 farmácias e drogarias devidamente cadastradas, incluindo empresas privadas, unidades públicas e serviços de manipulação. 

Serviço e endereços

A Farmácia Popular do Brasil está localizada na Avenida Pio XII, próximo à Praça da Bíblia, no Bairro Santos Dumont. A unidade funciona de segunda à sexta-feira (das 08 às 18 horas) e aos sábados, até o meio-dia. Contatos pelo FONE 3743-9986 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A Farmácia de Minas funciona na Rua Montes Claros, ao lado do Centro de Especialidades médicas (CEM) e próximo da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire (FHMMF), no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 07 às 16:30 horas. FONE: 3749-6100 (ramal 6085) e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 Fonte Max Rocha