O Centro Viva Vida de Jequitinhonha pede socorro
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

O Centro Viva Vida de Jequitinhonha pede socorro

on 26 Agosto, 2016

Aconteceu no dia 19/08, uma grande manifestação em prol dos direitos do usuários do SUS e dos funcionários do Centro Viva Vida de Jequitinhonha, uma vez que os recursos a serem repassados pela SES/MG se encontram em atraso.

A marcha se iniciou na sede do CVV e seguiu em direção ao Mercado Municipal de Jequitinhonha e segundo informação dos organizadores contou com a presença de cerca de 400 pessoas. A manifestação teve o apoio e participação dos funcionários, dos usuários do serviço e gestores dos 25 municípios da região de Pedra Azul que utilizam o CVV.

A manifestação também teve o objetivo de chamar a atenção de toda a região para importância da manutenção do CVV em pleno funcionamento. Através de cartazes os manifestantes apresentaram várias informações importantes.

O Viva Vida de Jequitinhonha é um dos 27 centros em todo o Estado de Minas Gerais com atendimento especializado. Foi implantado há seis anos,  naquela ocasião mulheres do município de Jequitinhonha e da região, tinha dificuldade para realizar exames de mamografia por causa da pequena oferta na região e quando realizavam esperavam por quase um ano pelo resultado. Atualmente, tem acesso à mamografia digital, na própria região através do CVV que atende muito bem todos os municípios da região de Pedra Azul.

Com CVV a região passou a ter acesso às especialidades como cardiologia, nefrologia, angiologia, oftalmologia, pediatria, ginecologia, mastologia, urologia, endocrinologia, antes do CVV, para ter acesso as especialidade citadas acima os pacientes tinham que viajar para Belo Horizonte que fica a aproximadamente 800 km de distancia dos municípios dessa região.

Através do CVV passou-se a realizar os exames de retinografia, ecocardiograma, duplex, holter, mapa, teste ergométrico, espirometria, e tantos outros, que não eram disponibilizados na nossa região via SUS;

Atualmente, o Centro faz o acompanhamento de mais de 150 casos de mulheres com câncer de colo do útero; 68 mulheres com câncer de mama; 150 homens com câncer de próstata; 980 diabéticos; 1200 pacientes hipertensos de alto risco e 128 gestantes de alto risco (dados de 2016).

O Viva Vida conta com profissionais capacitados e equipamentos de última geração, e essa estrutura está ameaçada pelos atrasos nos repasses Estaduais. Caso a SES/MG não regularize esta situação, 25 municípios do baixo Jequitinhonha, com uma população de 308 mil habitantes, enfrentarão sérios problemas e ficarão sem referência para atendimento dos usuários do serviço.