Agentes Comunitários de Saúde de Salto da Divisa desenvolvem método prático e pedagógico para auxiliar na medicação de pacientes com dificuldade em leitura
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Agentes Comunitários de Saúde de Salto da Divisa desenvolvem método prático e pedagógico para auxiliar na medicação de pacientes com dificuldade em leitura

on 28 Junho, 2019

O excelente trabalho que os agentes de Saúde vêm desenvolvendo em Salto da Divisa tem melhorado muito a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Com uma rotina quase que diária, os agentes realizam visitas casa a casa, tanto na zona urbana, como a zona rural, tornando assim,  um serviço de extrema importância para a população, pois é por intermédio das visitas domiciliares que são feitos os mapas para identificar quais são as áreas de maior atuação, e que merecem maior atenção. Em muitas dessas visitas, os agentes de saúde perceberam que alguns pacientes possuíam dificuldade na leitura, e consequentemente, confundiam os horários das medicações.

Com o objetivo de facilitar a vida desse público, que na maioria são pessoas idosas e com pouca leitura; a equipe se reuniu e desenvolveu um método simples e prático para que os pacientes pudessem fazer uso dos medicamentos sem dificuldades. Os agentes em questão, lotados na Unidade Básica de Saúde Nacor Barreira, que atende os Bairros Ipê e Cansanção, criaram os porta-medicamentos, recipientes desenvolvidos a partir de vasilhames reutilizados (potes de vidro de milho verde/e ou outros). Facilitando assim, o cotidiano das pessoas que fazem uso de medicamentos diários e constantes.

ss4

Segundo a Agente de Saúde, Cintia Quaresma De Souza Ribeiro a aceitação por parte dos pacientes foi imediata. “Tivemos a ideia para facilitar a vida dessas pessoas que atendemos todos os dias e, que já criamos um vínculo quase que familiar. Muitas vezes percebíamos que alguns pacientes misturavam os horários das medicações e, isso era preocupante, pois sabíamos que dependendo da dosagem, alguém poderia ter alguma sequela, assim surgiu à ideia de desenvolvermos recipientes para que eles se familiarizassem com os remédios e seus horários. Graças a Deus essa ideia vem dando excelentes resultados”,afirmou Cintia.

ss2

ss3

 

A equipe de comunicação da prefeitura de Salto da Divisa acompanhou uma dessas visitas e constatou a felicidade e a facilidade que os pacientes fazem uso dos recipientes. Maria Bezinha de Jesus, Dona Bezinha, moradora do Bairro Cansanção, relatou a facilidade que tem sido os portas comprimidos no seu dia a dia. “Esses potinhos me ajudou muito... Eu venho do Posto de Saúde com os meus remédios e já sei onde devo guardar, e sei a hora de beber, sei também qual devo pegar. Isso foi uma maravilha pra mim”, afirmou Dona Bezinha.

ss1

O prefeito Oximane Bomfim teve acesso ao método e ficou entusiasmado com a criatividade dos agentes e a eficiência dos recipientes. “São atitudes dessa natureza que no encoraja a continuar trabalhando em prol da população. Fiquei feliz e agradecido pela competência da equipe e pela efetividade do método. Aproveito para parabenizar todos os servidores da nossa Saúde, que tem desempenhado um excelente trabalho no cuidado da população de Salto da Divisa. Deixo aqui, os meus parabéns a todos os envolvidos nessa maravilhosa ideia”, destacou.