Uma vida mais saudável sem o tabaco em Divisópolis
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Uma vida mais saudável sem o tabaco em Divisópolis

on 12 Junho, 2017

No dia 07/06, foi realizada pelas equipes de Saúde do município de Divisópolis, uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde e Gerencia Regional de Saúde de Pedra Azul, juntamente ao NASF, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal, o 1º Encontro do Seguimento, com o tema Uma vida mais saudável sem o Tabaco.

O evento foi realizado com os 03 grupos da Política Nacional de Combate ao Tabaco (PNCT), na Câmera Municipal de Vereadores de Divisópolis, junto aos profissionais do CAPS, que contribuíram no apoio à organização do evento. Após uma capacitação feita pela GRS Pedra Azul foi criado os grupos operativos Política Nacional de Combate ao Tabaco (PNCT).

O Encontro foi realizado com o objetivo de promover uma interação entre os integrantes dos grupos e profissionais de saúde, promovendo um ambiente agradável, descontraído e aconchegante.

Outro ponto importante do evento foi o relato das pessoas, que na primeira fase do PNCT, já estavam sem o uso da medicação. Também foram desenvolvidas atividades lúdicas, dinâmica de grupo, palestras e uma confraternização.

Um fato muito marcante neste encontro foi o depoimento, muitos deles emocionantes, onde os próprios familiares dos pacientes relatam sobre o impacto na vida dos ex-fumantes na família. Foram feitos vídeos nos quais os familiares relatam essas experiências.

Nota-se que todos os objetivos propostos foram alcançados, esse encontro propiciou orientações e conhecimentos aos grupos da PNCT, mostrando que apesar das dificuldades, é possível uma mudança no estilo de vida, fazendo atividades físicas e manter hábitos saudáveis. Esse encontro serviu para que os grupos percebessem o quanto é importante o cuidado com a saúde física e mental, mostrando que mesmo com os problemas do dia-a-dia é importante manter a autoestima elevada.