Paraíso promove o 1º Encontro Regional da Raps
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Paraíso promove o Encontro Regional da Raps

on 01 Junho, 2017

São Sebastião do Paraíso realiza entre os dias 24 e 25 de maio o 1º Encontro Regional da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). O evento é uma promoção da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e acontece no Teatro Municipal Sebastião Furlan. Na abertura da programação estavam presentes várias lideranças do setor de Paraíso, da região e de Belo Horizonte. O prefeito Walker Américo Oliveira deu as boas vindas aos participantes e desejou que todos possam ampliar seus conhecimentos em relação aos temas que estão sendo debatidos.

O encontro possui como tema “Estreitando Laços e Fortalecendo o Cuidado em Saúde Mental”. Nos dois dias de seminário foram programadas oito palestras com a discussão de vários temas relacionadas à saúde mental. O secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego disse que está em debate a rede visando atender uma nova política da psiquiatria nacional. “Objetivo é abordar a reforma e tratar a saúde e não a doença”, opina. Ele ressalta que é importante um tratamento abrangente que comece da criança, do adolescente e alcance o jovem. “Se conseguirmos tratar a base , nós teremos um País melhor”, acrescenta.

No primeiro dia do encontro foram realizadas quatro palestras. O psiquiatra Eduardo Villar Fonseca, coordenador de Saúde Mental de Paraíso, foi o primeiro a fazer explanações e abordou o tema “Desafios da Raps: Uso Abusivo de álcool e outras drogas na Adolescência”. Ele citou números sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas cada vez mais precoce e alertou para as consequências deste quadro que pode acometer toda a sociedade.

Em seguida a enfermeira Kelly Giacchero Vedana, que é graduada e possui doutorado pelo Programa de pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto realizou a segunda palestra. Ela abordou o tema “Possibilidades de Intervenção e Prevenção ao Comportamento Suicida”. Após a sessão de perguntas e respostas os participantes foram liberados para o almoço.

No período da tarde outras duas palavras. A primeira com Leonardo Pinho, diretor da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), presidente da Central de Cooperativas Unisol Brasil, conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos e Conselho Nacional de Economia Solidária. Ele escolheu o tema “Economia Solidária – Reflexões sobre a promoção da inclusão e reinserção social na Raps”. Na sequencia a terapeuta ocupacional, Maria de Lourdes Feriotti, mestre em Educação, especialista em Filosofia e em Terapia Ocupacional de Saúde Mental, docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp), falando sobre “Construção de Projetos Terapêuticos Singulares na Rede de Atenção Psicossocial: um dimensão transdisciplinar”. No último debate do dia, o tema “Contando nossa história” foi abordado por Caio Wilmer Manço, representante do Projeto Comunidade na fala.

Também participaram do encontro o superintendente Regional de Saúde, Luiz Carlos Leite; a coordenadora estadual de Saúde Mental de Minas Gerais, Marta Elizabeth de Souza; a vice-prefeita Dilma Oliveira e o secretário municipal de Saúde, Wandilson Aparecido Bícego. O vereador Jerônimo Aparecido da Silva representou a Câmara Municipal.