Capitólio aumenta postos de vacinação contra a Febre Amarela
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Capitólio aumenta postos de vacinação contra a Febre Amarela

on 04 Abril, 2017

Capitólio amplia vacinação contra Febre Amarela. O município está ofertando em maior número e a vacinação também ocorreu em horários estendidos, até às 18h e com trabalhos noturnos, com dias e horários divulgados em redes sociais e na Rádio Comunitária. Capitólio sempre teve a vacina à disposição dos moradores, mas quem procurava era apenas quem iria viajar para outros estados ou países. Até o momento, em Capitólio, não teve notificação de casos da doença.

A vacinação foi intensificada na zona rural, considerada de maior risco. A vacinação teve início nos Posto de Saúde da Serra, Turvo, Grotão, Macaúbas e Socorro e depois foi realizada porta a porta.

Até dia 06 de março foram utilizadas 4.743 doses da vacina contra Febre Amarela. A Regional de Saúde atendeu a solicitação do município de ampliar a oferta de vacina e enviou uma camionete e mais vacinadores. Quem desejou se vacinar teve acesso à vacina.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas uma dose da vacina é suficiente para ficar imune à doença. Já o Ministério da Saúde orienta tomar duas doses, para adultos ou crianças. A primeira dose aos nove meses e a segunda aos quatro anos de idade.

Quem for se vacinar precisa ficar atento às contra indicações. Não é indicada para pacientes com imunodepressão de qualquer tipo, como portadores do vírus HIV ou que estejam em tratamento com drogas como corticoide e quimioterapia, gestantes e pessoas acima de 60 anos devem apresentar o laudo médico.