Caps Vitória em Paraíso comemora carnaval
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Caps Vitória em Paraíso comemora carnaval

on 08 Março, 2017

O carnaval começou muito animado para os usuários do serviço do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Vitória, em São Sebastião do Paraíso. Na manhã de sexta-feira, 24, profissionais e pacientes se reuniram na sede do Centro, decorado especialmente para a ocasião, e dançaram ao som de diversas músicas baianas e marchinhas carnavalescas. O evento aconteceu até o meio dia, reuniu aproximadamente 50 pessoas e contagiou todos os presentes.

O local estava enfeitado com serpentinas e confetes, tudo reutilizado dos carnavais anteriores e criado em conjunto com a nutricionista Leocádia Schivani. Além da música animada, os foliões tiveram direito a muito cachorro quente, refrigerante, bolo e salada de fruta.

Um dos psicólogos do setor, Marcelo Martinho Lopes, explicou que a realização do evento vem sendo trabalhada há tempos com os frequentadores do serviço. “Há algumas semanas, estamos trabalhando com eles nas nossas oficinas, tanto na Fala Doutor, onde o médico explica sobre as situações de risco que eles encontrariam no carnaval (em relação a uso de álcool e drogas), como identificá-las e, principalmente, como enfrentá-las” comentou. Ele também abordou o trabalho desenvolvido na Oficina Cultural. “Foi falado sobre a cultura do carnaval no Brasil e tentamos inseri-los numa realidade de brincar, festejar e aproveitar o carnaval evitando o uso do de bebidas alcoólicas e drogas” citou Marcelo.

Para os profissionais do Caps, o fato dos pacientes e seus familiares participarem do carnaval e dos demais eventos promovidos pelo setor, vai além da inclusão. “A participação dos pacientes e também de seus parentes próximos, faz com que eles se apropriem novamente da cultura e isso é um ganho muito grande para todos nós”, finaliza Marcelo.

Palestra sobre álcool e drogas —Ainda na manhã de sexta-feira, psicólogos do Caps foram convidados pelo Grupo Construtora CMP para realizarem palestra aos funcionários da Unidade de São Sebastião do Paraíso, com o tema “Álcool e Drogas”. A reunião aconteceu na sede da empresa e contou com mais de 60 participantes.

O servidor Marcelo Martinho Lopes, juntamente com Marina Rogeri Giubilei, ambos psicólogos do Centro, iniciaram a palestra elogiando a empresa pelo interesse no assunto. “Parabéns à empresa por trazer um assunto tão relevante ao conhecimento de seus funcionários. Mesmo que ninguém aqui faça uso de álcool e drogas, com certeza conhecem alguém que utiliza e essas informações podem ser repassadas” explicou Marina.

A palestra abordou assuntos como álcool, cigarro, maconha, cocaína e todos os seus males. Como se sabe, apesar de vendidos livremente, o álcool e o cigarro são drogas, que causam dependência e diversos danos à sociedade em geral. Tanto a bebida alcoólica como o cigarro são usados inicialmente como “aliviadores” e daí vem a dependência. “Quando começamos a usar uma substância para camuflar um sentimento, aí pode existir uma relação doentia. Então é necessário a ajuda de um profissional”, comentou Marcelo.

O auge da palestra foi quando um funcionário deu seu testemunho de vida. Ele iniciou explicando que, apesar de nenhum de seus colegas de trabalho suspeitar ou desconfiar, ele é sortudo, pois venceu a doença com o apoio do grupo Alcoólatras Anônimos (AA). “Estou limpo há 19 anos, 8 meses e cinco dias. Aqui, ninguém sabia desta minha situação e resolvi dar meu testemunho, de livre e espontânea vontade” comentou. Ele enfatizou a importância de reconhecer o vício, procurar ajuda e viver um dia de cada vez. “Feliz daquele que aceita que o álcool faz mal e procura ajuda. A sociedade incentiva o uso das bebidas alcoólicas, que dá asas, mas tira o céu. Quem sofre é a família, por isso procurar ajuda é fundamental”, finalizou.