Saúde de Paraíso realiza reunião de Matriciamento
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Saúde de Paraíso realiza reunião de Matriciamento

on 06 Março, 2017

No dia 10/02, representantes de diversos setores da saúde municipal se reuniram no Teatro Municipal Sebastião Furlan para tratarem sobre o Matriciamento da saúde mental no município de São Sebastião do Paraíso. A reunião aconteceu no período da manhã e envolveu os seguintes setores: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Atenção Primária, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Ambulatório de Especialidades e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O Matriciamento ou apoio matricial, de acordo com o Ministério da Saúde, “é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica”. Esse processo foi iniciado pelo CAPS Paraíso, há alguns anos e agora terá continuidade com os setores que lidam diretamente com atendimento de pacientes com transtornos mentais.

Inicialmente houve a apresentação de todos os setores presentes, onde cada coordenador falou sobre a realidade vivenciada e os desafios enfrentados, no tocante ao atendimento de saúde mental. Foi verificada a necessidade de compartilhamento destas informações e a organização do fluxo dos pacientes, tendo em vista que problemas com saúde mental vêm aumentando significativamente durante os últimos anos, e uma boa acolhida realizada conjuntamente com profissionais capacitados influi diretamente no tratamento oferecido aos pacientes.

Na apresentação organizada pela equipe dos três CAPS e apresentada pelo psicólogo Gesner Batista Machado Marques foi enfatizado a importância do tema. “O Matriciamento é uma construção de formas de atendimento que favorecem a população que utiliza o serviço, onde existe troca de saberes e práticas, de forma pedagógico-terapêutica” comentou Gesner. O psicólogo ainda explicou que os profissionais dos CAPS (Paraíso, Vitória e Girassol) foram divididos em cinco equipes para darem suporte aos setores representados nessa reunião.

Os trabalhos tiveram início na segunda-feira, 13 de fevereiro, e diversas reuniões, para avaliação e feedback entre as equipes já foram agendadas, previstas para acontecerem durante todo o ano.