CAPS Vitória de Paraíso realiza bazar beneficente
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

CAPS Vitória de Paraíso realiza bazar beneficente

on 02 Março, 2017

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad) de São Sebastião do Paraíso realizou três dias de bazar no mês de fevereiro. A ação faz parte do projeto terapêutico para os usuários da rede de saúde mental e aconteceu nos dias 10, 13 e 14 de fevereiro e contou com diversas peças de roupas e calçados ganhas pelos pacientes que frequentam o local. As peças foram disponibilizadas conforme a categoria: femininas, masculinas e infantil. Esta organização foi cuidadosamente decidida pelos frequentadores do Caps. De acordo com os profissionais da área, esta atitude ajuda em muito o tratamento deles.

Segundo o psicólogo Marcelo Martinho Lopes, a proposta do bazar surge como uma atividade complementar a Oficina de Geração de Renda “Criativa”. A principal ideia foi que os pacientes coordenassem as atividades ofertando o espaço de interação com a sociedade, resgatando o papel do trabalhador, “sendo que todo o processo de arrumação, venda e gerenciamento do caixa foram realizados pelos próprios usuários do setor”, explica Marcelo. Ele ainda comentou que a renda arrecadada com o processo das vendas será revertida na compra de materiais específicos para a criação de produtos artesanais que serão vendidos e o valor destinado aos próprios usuários.

Por questão de ética, não citaremos os nomes dos entrevistados. Uma das frequentadoras do serviço ressaltou que a possibilidade de fazer o bazar foi a melhor escolha. “Gostei de participar da organização e de aprender a mexer com vendas, fazer as propagandas e ver o movimento das pessoas que vieram comprar; legal montar o grupo para discutir sobre o que iriamos trabalhar para gerar renda: coisas para comer ou bazar; sem contar a satisfação pela aceitação da sociedade”, comentou. Já outro paciente destacou os benefícios financeiros do bazar. “Bacana trabalhar em grupo e os benefícios financeiros que voltaram para o próprio grupo, sendo muito bom para acabar com o preconceito sobre o Caps”.