Paraíso inicia vacinação contra HPV em meninos
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Paraíso inicia vacinação contra HPV em meninos

on 18 Janeiro, 2017

Desde o início do ano, as salas de imunização de São Sebastião do Paraíso já estão oferecendo a vacina contra o HPV para os meninos de 12 a 13 anos. O acréscimo da vacina foi comunicado via Nota Informativa nº 311 de 2016, pelo Ministério da Saúde e visa atingir gradativamente, até 2020, todos os meninos na faixa etário de 9 a 14 anos. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações.

Desde 2014, quando iniciou a vacinação contra o HPV para o público feminino, diversos órgãos e entidades solicitaram a inclusão do público masculino, uma vez que eles podem transmitir o vírus para as mulheres e também desenvolver doenças na garganta, pênis e ânus, que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Estima-se que mais de mil meninos devem ser vacinados em São Sebastião do Paraíso. A segunda e última dose deverá ser tomada seis meses após a primeira aplicação. Em 2018 o público-alvo serão os meninos de 11 a 12 anos, em 2019 os de 10 a 11 anos e em 2020 os de 9 a 10 anos e, a partir daí, todos adolescentes, independente do sexo, serão vacinado contra o HPV aos 9 anos de idade.

Parte das doses da vacina já se encontra em Paraíso e as mesmas serão repostas conforme necessidade. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wandílson Bicego, a expectativa é que a população se vacine o quanto antes: “Conseguir vacinas contra o HPV para o público masculino é uma vitória, pois a princípio, falava-se em vacinar somente mulheres; depois da aceitação pelo público feminino, o Ministério da Saúde atendeu a solicitação de diversas entidades para estender aos homens. Precisamos que os pais se conscientizem dos benefícios dessa vacina e tragam seu filho para ser vacinado o quanto antes”, enfatiza Wandílson.

O município possui cinco postos de vacinação abertos diariamente nos seguintes locais: USF São Judas (Rua coronel Alfredo Serra Junior, s/n. Telefone 3539-1106); UBS São Pedro (Rua Francisco Quintino, 181. Fone 3539-1051); Posto de Puericultura (Rua Gedor Silveira, s/nº, centro. Telefone 3539-1080); USF Vila Formosa (Rua Maria Abadia Amaral Malaguti, 180. Telefone 3558-6721); USF Guardinha (Rua Germano Guerra, nº 445. Fone 3532-1159).