SMS de Piumhi realiza treinamento sobre Programa Previne Brasil
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

SMS de Piumhi realiza treinamento sobre Programa Previne Brasil

on 11 Dezembro, 2019

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) em parceria com referências técnicas do Ministério da Saúde estiveram presentes na sexta-feira (08/11), no Hotel Engenho da Serra, em Capitólio/MG, repassando aos gestores e referências da área, os novos registros e programa de financiamento da Atenção Básica. Entre os dias 21 e 28 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi se reuniu com os profissionais da Atenção Básica do município, para uma capacitação sobre o novo programa de Financiamento da Atenção Básica, chamado Previne Brasil. 

A referência técnica do Programa e enfermeira, Keila Dayane Costa Pereira ministrou uma palestra sobre o conteúdo e abordou as informações repassadas pelas referências técnicas do Ministério da Saúde, e sobre a portaria N° 2.979, publicada em  12 de novembro de 2019, que instituiu o programa Previne Brasil, estabelecendo o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

IMG 20191122 WA0037 1IMG 20191209 073832 589

Keila mencionou aos funcionários sobre a capitação ponderada, relacionada à importância do  cadastramento completo da população adscrita da área, favorecendo a melhor visualização do número de pessoas por micro área, acesso ao público alvo, vulnerabilidade da população e principalmente, o perfil epidemiológico de cada local.  Foi destacado que cada cidadão deve ter seu cadastro realizado e atualizado, conforme mudanças de telefone, endereço, entre outros na sua unidade. A medida será utilizada para melhorar o registro durante os atendimentos em qualquer serviço do SUS como vacinação, teste do pezinho, atendimento médico, saúde bucal, marcação de exames, recados e agilidade no dia a dia.

Foi informado sobre a importância da parceria da Assistência Social, em relação à realização do cadastro único para recebimento de auxílios como, por exemplo, bolsa família, com as Unidades de Saúde que já foram concretizadas pelo município. A partir de janeiro de 2020, toda população que for realizar o cadastro único deve levar a declaração que comprova o cadastro individual na respectiva Unidade de Saúde. Sobre o desempenho por unidades básicas, foi informado que continuará conforme o programa anterior, mas com algumas mudanças no Programa de Melhorias do Acesso e da Qualidade (PMAQ) e mais indicadores de saúde, que serão de grande relevância para a saúde pública e para a função de cada membro da equipe para o alcance dos resultados das equipes. A capacitação foi encerrada com um lanche oferecido a todos os profissionais participantes.

IMG 20191122 WA0031

De acordo com a referência técnica do Programa, Keila Dayane, o novo programa da Atenção Básica veio agregar indicadores que antes não tinham pesos tão definidos e sempre foram de grande busca de resultados pelo município. “Neste novo cenário, é relevante realizar esta capacitação para alinhamento e trocas de informações para atingirmos cada vez mais  qualidade e resolutividade nos serviços oferecidos a nossa população” ressaltou.

Fotos: Keila Dayane Costa Pereira