Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi é destaque no Seminário Estadual sobre Arboviroses
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi é destaque no Seminário Estadual sobre Arboviroses

on 25 Novembro, 2019

 

Entre os dias 12,13 e 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi apresentou no Seminário Estadual sobre Arboviroses, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), em Belo Horizonte, duas experiências exitosas escolhidas entre as 20 melhores de Minas Gerais, postadas no portal do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), com o intuito de dar visibilidade às experiências desenvolvidas nos municípios mineiros, para que sirvam de exemplo para todo o país.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi, o Diretor de Departamento de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses, Luiz Henrique Vieira Mota apresentou a experiência exitosa: “Uso de mapa da situação nas atividades de campo dos agentes de combate as endemias (ACE), no município de Piumhi”, que relata que o conhecimento de campo do agente, por setorização ou zoneamento tem relação direta com a qualidade de seu trabalho, pois neste contexto, ele poderá priorizar os locais e imóveis com maior importância e otimizar atividades como resgate de imóveis fechados. Por este motivo, foram elaborados mapas de situação por áreas de zoneamento. Durante o trabalho de campo, ao se deparar com uma situação que tenha relação com a atividade de combate a dengue e demais arboviroses, os agentes destacam o local no mapa, sendo possível agir com mais eficácia em áreas prioritárias no momento certo e principalmente proporcionando o agente conhecer de forma mais eficaz o local onde vai atuar. Pode também ser uma ferramenta auxiliar no problema de rotatividade de funcionários, se o mapa for atualizado constantemente.

WhatsApp Image 2019 11 12 at 08.47.50 1

A segunda experiência exitosa apresentada foi o “Uso de cal hidratado em áreas com atividades de construção civil, como larvicida, no controle de mosquitos transmissores de arboviroses, que explica que os recipientes de médio e grande porte como tambores, tanques, caixas d’água, locais escavados no chão, lajes/coberturas, dentre outros, estão entre os principais criadouros de mosquitos encontrados em áreas com atividade de construção civil. A cal hidratada é um componente utilizado com características químicas alcalina, e segundo estudos na área da entomologia médica a maioria das larvas de culicídeos tem preferência por água com pH neutro a levemente alcalino (7,0 a 8,5) e um meio aquoso extremante alcalino e outras alterações químicas causadas pela adição de cal de forma repentina, poderia ser letal para as larvas de Aedes. Desta forma, o cal é utilizado como uma alternativa larvicida pelos profissionais que atuam na área da construção civil.

Para Luiz Henrique, o evento foi excelente principalmente pela troca de experiências com outros municípios. “Está sendo abordada a atualização sobre a questão de arboviroses que ocorre em Minas Gerais e as projeções que pode ser no ano que vem. Tudo isso nos engrandece para preparar ações para o que no espera para o ano seguinte” enfatizou o diretor.