Município de Piumhi realiza capacitação sobre Doenças Infecciosas e Parasitárias com ênfase em Arboviroses e Raiva
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Município de Piumhi realiza capacitação sobre Doenças Infecciosas e Parasitárias com ênfase em Arboviroses e Raiva

on 05 Setembro, 2019

O setor de Vigilância em Saúde realizou entre os dias 27 a 30 de agosto, no período da manhã e tarde, no setor de endemias do município de Piumhi, treinamento e capacitação sobre Doenças Infecciosas e Parasitárias, com ênfase em arboviroses e raiva, com os supervisores e agentes de controle de endemias (ACEs).

O treinamento foi realizado pelo Coordenador de Endemias, Luiz Henrique Vieira Mota, o Supervisor Geral de Endemias, Daniel Primo Lopes da Silva e o Mobilizador Social, Douglas Valério Silva. Por orientação das referências de Vigilância Ambiental da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS/Passos), o conteúdo sobre bloqueio de transmissão foi repassado para os supervisores de endemias dos municípios pertencentes à SRS/Passos que transmitiram as informações para os ACE’s dos municípios. No último dia de curso foi abordado todo o conteúdo sobre profilaxia da raiva e realizado um treinamento de campo de contenção de animais e vacinação do centro de zoonose do município, devido ao período da campanha de vacinação antirrábica animal.

Durante o curso, foram abordadas diversas situações de campo e possíveis ações que devem ser tomadas, além de servir como um momento de solucionar dúvidas entre agentes e supervisores. A troca de informações entre agentes veteranos e novatos foi algo extremamente produtivo dentro do curso, legitimando que o treinamento sobre profilaxia da raiva e métodos de contenção dos animais e vacinação é de extrema importância para o bom andamento da campanha de vacinação antirrábica.

Para o Coordenador de Endemias, Luiz Mota o curso tem o intuito de atingir vários objetivos, principalmente reforçar o trabalho de campo dos agentes de endemias em relação à prevenção e controle de mosquitos e insetos de importância médica, aprender sobre a ecologia dos vetores e como os ACE’s devem agir em diferentes condições de campo. “Se tratando da profilaxia da raiva, o uso de equipamento de proteção individual, métodos de contenção do animal e vacinação para a campanha de vacinação antirrábica de 2019, é de grande importância que os profissionais de saúde estejam devidamente capacitados para protegerem a si mesmos, a população e também os animais”, relatou.

treinamento 2019



Foto: Keila Dayane Costa Pereira