Doresópolis promove implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC)
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Doresópolis promove implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC)

on 03 Maio, 2019

O município de Doresópolis é um dos municípios pioneiros na implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na microrregião de Piumhi/MG, que é um sistema que armazena online as informações relacionadas aos pacientes, desde consultas médicas até a realização de procedimentos como a aferição de pressão, são lançados no sistema, caminhando para uma realidade em que futuramente o prontuário de papel não será utilizado.

Na microrregião de Piumhi, assim como Doresópolis, outros municípios já realizaram a implantação. Em Doresópolis, ela foi assessorada pela Assessoria de Gestão em Saúde (AGS). O processo de implantação iniciou-se em Novembro, com o recadastramento da população no município, e em seguida, para conseguir manter a estabilidade da rede, a Secretaria reformulou seu sistema de internet por meio de um cabeamento estruturado e aquisição de computadores e tablets para os profissionais dos setores que se relacionam ao sistema.

Nos dias 08, 12, 13 e 14 de Fevereiro os profissionais foram submetidos a uma capacitação para uso do PEC, visto que ele se revelou como algo inovador e novo para cada um deles. Após quatro dias de treinamento teórico e prático, a AGS, por meio de seus profissionais, vieram até o município para realizar a troca do banco de dados, e reaplicar a técnica de uso.

Médicos, Enfermeiros, Agentes de Saúde, Dentistas e demais profissionais locados na Secretaria Municipal de Saúde já estão usando o sistema. Segundo a Secretária Municipal de Saúde Rosângela Aparecida Terra e Guerra, “Mais do que economia, o sistema traz a chegada de uma nova era, em que a qualidade dos serviços ofertados ao paciente é avaliada com ainda mais precisão. A dinamização dos processos de trabalho por meio deste é notável, e é fato que haverá dificuldades no início de seu uso, porém, elas só são rompidas através da utilização do mesmo ao longo do cotidiano das atividades profissionais por meio dele. Não é apenas uma troca de banco de dados que efetuamos, é um passo para a oferta de serviços de qualidade e principalmente veracidade, afinal, nosso objetivo não é só “estar” no SUS, mas sim, participar de forma protagonista da construção de sua história, e essa implantação nos aproxima deste objetivo”, afirma.

 

pec



Autor da foto: Igor Fellype Camargos Silva