Secretaria Municipal de Saúde de Piumnhi realiza treinamentos com a Equipe de Funcionários da Estratégia Saúde da Família
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Secretaria Municipal de Saúde de Piumnhi realiza treinamentos com a Equipe de Funcionários da Estratégia Saúde da Família

on 11 Dezembro, 2018

A Secretaria Municipal de Saúde de Piumnhi realizou entre os meses de outubro e novembro de 2018, treinamentos ministrados pela Enfermeira Referência de APS, Keila Dayane Costa Pereira que trabalhou com a Equipe de Funcionários da Estratégia Saúde da Família, a construção de Genograma e Classificação de Risco das famílias adscritas na área.

O Prontuário da família está formado para o trabalho em equipe, tendo como foco a família e os indivíduos que dela fazem parte, residentes no território de responsabilidade da ESF. Dentro de toda a composição do prontuário, se encontra o Genograma que é o desenho gráfico do histórico da família e a Classificação de Risco da Família que é a classificação de escore da família (sem risco (escore 0), baixo risco (escore 1), médio risco (escore 2 ou3), alto risco (escore 4 ou 5 ou 6) O Genograma permite uma avaliação rápida e global da família, composição, relações e problemas. 

Este método ajuda no fortalecimento do vínculo entre a equipe de profissionais com a família. Possibilita a avaliação do vínculo familiar e identifica quem vive na residência. Viabiliza a identificação rápida dos fatores de risco importantes nos membros da família e o rastreamento de pacientes de alto risco. Identifica a necessidade de promover alterações no estilo de vida do indivíduo e da família.

A construção do Genograma e a realização da classificação de risco das famílias impactam em resumir um grande número de informações e reconhecer os problemas que acometem a família. Resultando em um instrumento que ajuda na comunicação, propiciando maior integração entre a equipe Estratégia Saúde da Família e a família residente.

O conhecimento desses dados levou ao pensamento da equipe de profissionais da ESF a buscar ações de prevenção e promoção, e ainda se envolver com o que melhor se encaixa na estrutura familiar, resultando em um melhor trabalho de cadastro, acompanhamento e atendimento dessas famílias adscritas.

Após o conhecimento e a aplicação do Genograma e da Classificação de Risco nas famílias adscritas pelos profissionais da equipe Estratégia Saúde da Família percebe se o envolvimento dos profissionais em conhecer a realidade da família não apenas para o cadastro das pessoas residentes e sim para conhecimento de como elas vivem, de como elas se relacionam e quais são os impactos que isso causa, proporcionando a visualização e a relação de um problema clínico ou problema ambiental com o contexto familiar.

 

GENOGRAMA 1


Autor da foto: keila Dayane Costa Pereira