Caminhada de Conscientização em Doresópolis/MG
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Caminhada de Conscientização em Doresópolis/MG

on 10 Julho, 2018

COSEMS Regional: PASSOS

Redes de Atenção de Doresópolis “caminham” juntas pela mobilização e conscientização social do Maio Amarelo

Em uma grande parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Referência Social (CRAS), Conselho Tutelar e Polícia Militar foi organizada uma caminhada de conscientização das temáticas do Maio Amarelo. As ações de mobilização social entre as Redes de Atenção são necessárias em virtude dos trabalhos realizados nas temáticas do Maio Amarelo. Saúde no Trânsito Luta Antimanicomial e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, temas trabalhados durante todo o mês de maio para conscientizar a todos sobre a Saúde no Trânsito focada na necessidade de ações conscientes no trânsito e que previnam acidentes e outros incidentes na saúde daqueles que estão trafegando e/ou são transeuntes.

A Luta Antimanicomial conscientiza quanto à necessidade da inclusão social dos pacientes de saúde mental, como também o respeito a eles em relação aos seus direitos. Por fim, o Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente trata o que o próprio nome já diz e influencia a população a denunciar os casos aos órgãos competentes, como a Polícia Militar e o Conselho Tutelar. Ambos são temas com suas necessidades de divulgação à principalmente crianças e adolescentes, o que exigiu das Redes de Atenção uma forma de trabalho mútuo, visto que todas poderiam trabalhar o mesmo tema e também são afetadas pelos impactos que a falta de conhecimento e prevenção relacionados aos temas citados causam.

Para conseguir atingir um número grande de pessoas e mobilizá-las nas temáticas citadas, as redes de assistência se organizaram e desenvolveram a Caminhada de Conscientização do Maio Amarelo, nas ruas do município de Doresópolis com a participação dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Eulália de Jesus, os alunos da Pró-Infância e da Escola Municipal Adelina de Oliveira Leitão, os participantes do grupo terapêutico do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família (NASF) Vida em Movimento, além de funcionários das redes citadas e outros civis. A Caminhada partiu da Escola Municipal Maria Eulália de Jesus e encerrou-se na Rodoviária Municipal, onde ocorreu o pronunciamento relacionado a cada uma das temáticas e a explicação e cada uma, além de uma apresentação que foi desenvolvida pelos alunos da Escola Municipal Adelina de Oliveira Leitão. O Diretor Municipal do CRAS Lineu Pereira, em seu pronunciamento afirma que “o fato de sermos um município pequeno não implica na necessidade de trabalhar com intensidade a prevenção e através da informação, conscientizar a população e aumentar seu conhecimento e desejo de luta pelo o que é certo” disse ele.

A Educadora da Escola Municipal Adelina de Oliveira Leitão e Acadêmica de Pedagogia Ivone Beatriz também deu seu depoimento sobre o evento: “A movimentação e o desenvolvimento do assunto contagiaram as crianças de uma forma ou de outra. O conhecimento e até mesmo as “musiquinhas” ficaram gravados em sua memória e por consequência, em sua moral. Através desta ação se da o início da aprendizagem e do alerta relacionado com as temáticas citadas, como a necessidade de um trânsito seguro, da inclusão social independe das condições sobre qual o ser está submetido e até mesmo a denúncia quanto ao abuso e exploração sexual, iniciando assim um período de formação de bons munícipes ainda na educação infantil. Todos nós fizemos nossa parte, seja ela dentro das escolas através de orientações e conversas ou em ações como essas, pois nossa visão conceitual nos faz entender que estes pequenos são e serão a mudança que pedimos e buscamos em nossa realidade, em nosso país, em nosso mundo.” Ivone Beatriz, Educadora e Acadêmica de Pedagogia.

maio.amarelo