Prevenção ao uso de drogas relacionado ao contexto do suicídio em São Roque de Minas
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Prevenção ao uso de drogas relacionado ao contexto do suicídio em São Roque de Minas

on 07 Novembro, 2017

As Secretarias Municipais de Saúde e Educação de São Roque de Minas, através do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal do Programa Saúde na Escola, em parceria com a Proteção Social Especial e a Rede Estadual de Educação da zona rural do município, desenvolveram ações durante todo o mês de setembro de 2017, para sensibilização de estudantes relacionando os temas de Prevenção ao Uso de Drogas e Suicídio.

O uso de substancias químicas pode causar danos ao sistema nervoso central, levando a quadros depressivos graves, assim como causa outros danos severos ao organismo, podendo ser considerado um suicídio lento, ou em alguns casos o uso de drogas, lícitas ou ilícitas, são associados a tentativas ou execução do auto extermínio.

O tema da campanha do Centro de Valorização da Vida para o setembro amarelo deste ano foi: “Falar é a melhor solução”, pois o suicídio é uma questão de saúde pública, que leva 32 brasileiros por dia, mais do que o HIV ou muitos tipos de câncer, por exemplo. Assim, se o suicídio é prevenível em 90% dos casos, como aponta a Organização Mundial da Saúde, é preciso saber como preveni-lo e isso só se sabe com informação e conhecimento. Por isso, é preciso falar.

Dentro deste contexto, levar informações aos jovens é uma forma de promover saúde e incentivá-los a ser multiplicadores destes conhecimentos, e mostrar que existem profissionais no município capacitados para acolher, escutar e direcionar as demandas de problemas relacionados a estes temas ligados a Saúde Mental.