Secretaria de Saúde de Piumhi realiza evento de prevenção ao suicídio
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Secretaria de Saúde de Piumhi realiza evento de prevenção ao suicídio

on 05 Outubro, 2017

A Prefeitura de Piumhi, por meio da Secretaria de Saúde e o Departamento de Cultura, realizaram mais um evento para lembrar o movimento Setembro Amarelo no município. O encontro aconteceu na Praça Doutor Avelino de Queiroz, na noite de ontem, 14. A secretaria já vem trabalhado nas escolas o combate ao suicídio, tema da campanha, durante esse mês.

Estiveram presentes o prefeito Adeberto José de Melo (Deco), a secretária de saúde Aline Silva Barbosa, vereadores, funcionários do setor da saúde do município, secretários, populares entre outros.

O Setembro Amarelo é um movimento mundial que tem como objetivo conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo.

Segundo a secretária de Saúde, Aline Silva Barbosa, é muito importante realizar eventos em prol da prevenção do suicídio, pois o número de suicídios e tentativas, em todo o Brasil é muito alto e é primordial trabalhar e ajudar quem necessita.

Ela afirmou que o intuito da montagem do stand foi marcar o Setembro Amarelo no município, de maneira que as pessoas se interessem pela causa e queiram conhecer e se informar a respeito.

Aline contou que o trabalho está sendo realizado durante todo o mês nas escolas pelos funcionários dos PSFs e do CAPs e que tem obtido um resultado bastante positivo com os adolescentes, no caso que estão sendo abordados de 11 a 15 anos, trazendo alternativas de tratamento eficazes para os atos de suicídio não serem concretizados, oferecendo apoio e atendimento psicológico, se necessário.

“O Setembro Amarelo também serve para nos ensinar a ser mais atenciosos, prestativos e que enxerguemos o outro de maneira acolhedora, principalmente para que as famílias possam passar a enxergar os sinais que os adolescentes dão quando estão com esse tipo de ideia ou pensamento”, ponderou.

Sobre o trabalho que está sendo realizado nas escolas, a secretária disse que o objetivo é trazer esclarecimentos e informações para melhorar o conhecimento e a consciência da gravidade das tentativas de suicídio, deixando bem explicado que o suicídio é um problema de saúde pública que nos dias de hoje tem altos índices de óbitos.

O próximo passo após esse primeiro trabalho é o de verificar todos os casos que necessitam de atendimentos psicológicos e realizar, em ambiente escolar, a primeira abordagem com os profissionais do Caps para que seja definida a demanda e como o adolescente vai ser acompanhado.

Na oportunidade o prefeito Adeberto José de Melo (Deco) lembrou que este trabalho deve ser contínuo e tem total apoio do município. “A saúde é uma das prioridades desta gestão e vamos buscar investir cada vez mais nas diversas áreas de abrangência da saúde, principalmente de forma preventiva”, comentou.