Vigilância em Saúde Ambiental de Doresópolis realiza aplicação de UBV Portátil
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Vigilância em Saúde Ambiental de Doresópolis realiza aplicação de UBV Portátil

on 26 Setembro, 2017

A Vigilância em Saúde Ambiental realizou no final do mês de Agosto e no mês de Setembro a aplicação do UBV Portátil devido a existência de casos suspeitos de Dengue. A pulverização em UBV ou nebulização espacial é a aplicação de inseticida em dosagens baixas, através de equipamentos que “quebram” as partículas da calda inseticida em minúsculas gotículas, que uma vez em suspensão, poderão atingir letalmente o inseto vetor.

Tal aplicação só pode ser feita conforme o protocolo estabelecido pela Secretaria Regional de Saúde de Passos, que visa a realização desta após notificação de casos "suspeitos" de Dengue.
Até o mês de Agosto houveram 06 suspeitas de casos de Dengue, sendo que ambas foram encaminhados para a FUNED e tiveram o resultado de "Não Reagente" indicando que todos suspeitas foram negativas e poderia ser descartada a possibilidade de pessoas portadoras da doença.

Os exames colhidos e encaminhados a FUNED no mês de Setembro ainda não tiveram resultados divulgados, mas há grande possibilidade de também apresentarem o resultado de "Não Reagente", ou seja, de serem negativos.

Apesar da inexistência de casos de dengue no município até o momento, a constante vigília deve existir, onde medidas como colocar areia no vaso de plantas e virar garrafas de água tentando evitar água parada ainda apresentam-se eficazes para o combate ao Aedes Aegypti e das doenças das quais ele é o vetor.