Campanha de multivacinação em São Sebastião do Paraíso foi até dia 22 de setembro
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Campanha de multivacinação em São Sebastião do Paraíso foi até dia 22 de setembro

on 25 Setembro, 2017

De 11 a 22 de setembro, as crianças e adolescentes menores 15 anos tiveram um compromisso com sua saúde: procurar o posto de vacinação e atualizar suas vacinas. A data foi escolhida pelo Ministério da Saúde e, no Brasil inteiro, milhares de postos estiveram com as portas abertas para receber esses jovens. A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, procurando sempre melhorar o atendimento, manteve o Posto de Puericultura aberto até as 18h, durante os dias úteis.

Como o calendário de vacinas foi modificado há pouco tempo e as vacinas são oferecidas regularmente no Sistema Único de Saúde (SUS), essa campanha veio com o intuito maior de completar as doses faltantes no cartão de vacina dos jovens. Por isso não existiu meta a ser atingida, embora quanto mais pessoas procuraram os postos, melhor ficaram os indicadores para o município.

Atualmente, o calendário nacional de imunização oferece 15 vacinas gratuitamente à população, todas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entre elas estão a BCG, HPV (vírus do papiloma humano), Pneumocócica (contra pneumonia), Meningocócica C (contra meningite), febre amarela), hepatites, tetra viral (varicela, catapora, sarampo, caxumba e rubéola), entre outras.

No sábado, 16, houve a mobilização nacional — conhecida como “Dia D”, em cinco postos de vacinação do município e também o de Guardinha, que ficaram abertos das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Já nos dias úteis, o horário foi das 8h às 11h e das 12h às 15h, com exceção do Posto de Puericultura que ficou aberto das 8h às 18h, ininterruptamente. É necessário levar o cartão de vacinação.