Ambulatório de Infectologia em Paraíso inaugura novas instalações
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Ambulatório de Infectologia em Paraíso inaugura novas instalações

on 21 Julho, 2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inaugurou na quarta-feira, 19, as novas instalações do Ambulatório Municipal de Infectologia. O espaço, agora remodelado, atende às exigências da Secretaria Estadual de Saúde e oferta melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no local. O prefeito Walker Américo Oliveira e o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego estiveram nas instalações, que passa a atender à comunidade a partir desta quinta-feira, 20.

O Ambulatório de Infectologia agora fica no prédio localizado a Rua Placidino Brigagão, nº 1660, centro. São cerca de 10 salas que foram transformados em ambientes para atendimento médico, psicologia, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), salas para coordenação, assistente social, cozinha, sanitários, almoxarifado e recepção. O atendimento telefônico continua o mesmo, através do número 3539-1055.

Conforme a coordenadora do ambulatório, Patrícia Bícego, no local são realizados coleta de material para testes de HIV, sífilis, hepatite, Profilaxia pós Exposição Sexual (PEP) e acidente perfuro cortante. “Vamos funcionar aqui também com o Centro de Testagem e Aconselhamento de Livre Demanda, projetos de prevenção nas escolas, empresas, faculdades, além do Roda Viva — trabalho direcionado para as profissionais do sexo”, enumera.

O prefeito Walker Américo conheceu as instalações e elogiou a estrutura que foi montada. “Estamos trabalhando em equipe para oferecermos um serviço de qualidade à nossa população. Existem dificuldades, sim, assumimos uma administração com grandes dívidas e estamos fazendo o possível para atender a todos e aqui está mais um exemplo de conquista”, disse. O setor de Infectologia tornou-se referência para os demais municípios ao ponto de realizar treinamentos para as demais equipes de trabalho na regional de saúde.

O serviço foi criado no município há 24 anos e, inicialmente, atendia apenas pacientes com Aids. Posteriormente, outros serviços como as hepatites gerais, as DSTs e tuberculose foram inseridos na lista de atendimentos. Desde 2005 houve a aquisição de um veículo para trabalhar os projetos de prevenção e foi inclusa a Farmácia para distribuição dos antirretrovirais no município. O setor também ganhou neste período, profissionais como enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional.

O ambulatório funcionava há nove anos em um imóvel na mesma rua, no número 1.230. A mudança para as novas instalações começaram em 11 de julho. Somente em 2016 foram realizadas 1.304 consultas médicas. Neste ano, até o final de junho, foram contabilizadas 810 consultas médicas. Quanto aos exames, foram 989 ao passado e 789 até agora.