Megaevento da saúde reúne milhares de pessoas em estádio em Capinópolis
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Megaevento da saúde reúne milhares de pessoas em estádio em Capinópolis

on 16 Maio, 2017

Este 7 de maio foi um dia especial para a população de Capinópolis – várias atividades e serviços foram disponibilizados aos cidadãos de forma gratuita no Estádio Norberto Simari, no bairro São João – o evento foi uma ação da Prefeitura Municipal de Capinópolis e saúde, educação e desenvolvimento social. No PSF do bairro São João, atendimentos médicos foram realizados – no gramado do estádio, foi montada uma grande estrutura para disponibilizar cortes de cabelo, emissão de carteira de identidade, entrega de carnês de IPTU, ações culturais, danças, brincadeiras e muita conscientização no combate ao câncer, saúde bucal, meio ambiente e controle de endemias.

Para a presidente da Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Capinópolis, Ednamar Lemes, o evento foi importante para divulgar ações – “nossa função no evento é divulgar o combate ao câncer infantil promovido pelo Hospital de Barretos e a conscientização do câncer de mama”, disse.

Nem o sol quente espantou as milhares de pessoas que passaram pelo estádio das 13h às 18h – o departamento de controle de endemias expos animais peçonhentos e trabalhou com a conscientização no combate à dengue. De acordo com Marilane Vilela, a prevenção é o melhor remédio – “nosso objetivo aqui é a conscientização, como aqui tem um evento grande, procuramos atender o maior número de pessoas possível, para conscientizar que a prevenção é o melhor remédio”, afirmou.

A equipe do CRAS levou o trabalho artesanal desenvolvido pelo órgão. A equipe da saúde bucal focou o público infantil – “em um evento como este, podemos trabalhar com a prevenção”, disse a coordenadora do setor Naia Fontoura. O grupo de Escoteiros Antônio Mendes desenvolveu atividades e hasteamento de bandeiras. A Câmara Municipal de Capinópolis foi representada pelo Presidente Ivo Américo.

Um dos setores mais concorridos foi o de corte de cabelo unissex. Segundo Aparecida Sales, após mais de quarenta anos morando em Capinópolis, essa foi a primeira vez que ela viu um evento como este – “estou achando muito bom, tem quarenta e tantos anos que moro aqui e eu nunca vi [um evento com tais proporções]”, disse a dona que casa que procurou o PSF para fazer exame de vista e levou o neto para cortar o cabelo.

Vilson Bernardeli, secretário de meio ambiente, salientou a importância da conscientização – “nossa secretaria está participando do evento, no sentido de conscientizar a população para o tanto que o meio ambiente é favorável no sentido da diminuição de doenças, vetores e tanto que isso impacta na saúde”, disse o secretário. O mega evento contou também com equipe de assessoria jurídica – “Estamos trabalhando em algumas demandas que a sociedade tem com relação à paternidade, registro (…). Estamos que engrossando este trabalho que já é sucesso aqui em Capinópolis, com o nosso apoio com relação à conscientização cidadã, que é o que precisamos avançar na nossa sociedade”, disse o Fausto Fábio Araújo.

Segundo Sandra Barbosa, secretária de saúde, a ação buscou aproximar os serviços públicos da sociedade – “é uma ação saúde, que são três secretarias envolvidas, que são três pilares da administração – saúde, educação e desenvolvimento social. O que a gente busca com esta ação, é trazer para a população serviços que às vezes ficam muito distantes e difíceis de acesso. Esta foi a primeira [edição] de muitas que virão”, disse Sandra Barbosa, que acrescentou que o projeto será levado à zona rural – “porém, na zona rural, será um pouco menor, não conseguiremos levar todos os serviços que trouxemos hoje”, esclareceu Sandra.

O contador Afonso Dantas afirmou que ficou encantado –“quando passamos por perto e vimo o campo com cara nova, cheio de vida, crianças passando e famílias reunidas, usufruindo de serviços, que às vezes, as pessoas não têm condições financeiras de adquirir com um corte de cabelo, ou não tem tempo, como pegar seu [carnê] de IPTU, fazer uma identidade pela primeira vez”, disse Afonso.

A população fez um mergulho da história de Capinópolis. Segundo a gestora da pasta da cultura, Queli Franco, conhecer o passado cultural é importante para o presente e o futuro – “ é uma ligação, porque a gente precisa deste passado, para fortalecer o presente e pensar no futuro”, disse Queli, que, juntamente com a equipe da cultura, levou fotos históricas e jornais que contam um pouco da história de Capinópolis. Segundo o prefeito Cleidimar Zanotto, o evento foi simples, mas de grande significado –“este evento é de suma importância para nossa cidade (…). É um evento simples, mas de grande significado (…), no qual a pessoas tem a oportunidade de estar mais próximo de cada secretaria e ver o que está sendo realizado. É com grande satisfação que a gente participa e traz isso para o povo com simplicidade, mas com muito carinho”, disse o prefeito.