Roda de conversa sobre tuberculose em Virginópolis
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Roda de conversa sobre tuberculose em Virginópolis

on 17 Abril, 2017

O município de Virginópolis iniciou o ano de 2017 com várias demandas diante do quadro de febre amarela no Estado, sendo necessária uma reprogramação das ações para atendimento dessas demandas, mas não esperava ser surpreendido por um grave problema de saúde pública, o aumento de casos confirmados da doença Tuberculose.

Foram diagnosticados 04 novos casos em janeiro e fevereiro, totalizando 06 casos em acompanhamento e ainda em tratamento. Tal acontecimento levou a equipe a refletir sobre a forma de mobilização social para prevenção da doença, identificação de sintomas e tratamento. Também foi avaliado que o preconceito ainda existe, por parte dos moradores das comunidades onde foram diagnosticados os casos, como também pela própria equipe de agentes de saúde.

Diante da situação, a coordenação da Vigilância em Saúde, elaborou um encontro de educação em saúde, denominado “Roda de Conversa sobre tuberculose”, para levar informação sobre a doença, importância de reconhecer sintomas da doença e realizar exames para diagnóstico, tratamento e a importância da vacina BCG como prevenção.

Mais de 60 pessoas da comunidade Samora participaram do evento, que contou com a presença da agente comunitária de saúde, enfermeira do PSF, médica da estratégia de saúde da família, farmacêutica do município e coordenadora da Vigilância em saúde.