Rede de Saúde Mental de Itaúna participa de manifestação na capital em defesa da reforma psiquiátrica
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Rede de Saúde Mental de Itaúna participa de manifestação na capital em defesa da reforma psiquiátrica

on 08 Junho, 2016

Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi lembrado com defesa dos direitos do portador de sofrimento mental e repudio a diminuição do SUS

Com o enredo “Eles Passarão, Nós Passarinho”, a escola de samba “Liberdade Ainda que Tam Tam” desfilou pelas ruas de Belo Horizonte no 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, se manifestando contra retrocessos na saúde mental e fazendo referência ao atual cenário político do Brasil. Além da luta antimanicomial e da defesa dos direitos de cidadania das pessoas em sofrimento mental, este ano profissionais, pacientes e familiares manifestaram repudio a diminuição do Sistema Único de Saúde (SUS) proposto pelo atual Ministro da Saúde Ricardo Barros.

Itaúna foi uma das cidades que participou do desfile/manifestação com a presença de usuários e profissionais do Centro de Convivência de Saúde Mental Dr. Peri Tupinambás, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ). Foram os próprios usuários do serviço de saúde mental do munícipio que confeccionaram suas fantasias e durante o desfile cantaram e dançaram, reafirmando seus direitos, entre eles o de liberdade de expressão.

O 18 de maio

A data foi instituída após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial e desde então o 18 de maio é lembrado com diversas ações em todo o Brasil.


Texto e fotos: Poliany Mota