Secretaria Municipal de Saúde de Piedade de Caratinga realiza ação de conscientização sobre Dengue
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Secretaria Municipal de Saúde de Piedade de Caratinga realiza ação de conscientização sobre Dengue

on 11 Abril, 2023

 

Foto Dengue III

Nos dias 23 e 24 de março a Secretaria Municipal de Saúde, através dos Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias, realizaram ações de conscientização e promoção em saúde sobre o Aedes aegypti mosquito responsável pela transmissão de doenças, tais como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Os ACS’s e os ACE’s aproveitando o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e de Combate a Endemias que está sendo realizado no município em parceria com a UFRGS na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Esses cursos conta com atividades presenciais, práticas que vem sendo realizadas no local de trabalho do Agente de Saúde e Agente de Endemias supervisionados por uma Preceptora. E um desses módulos do curso realizaram um trabalho de campo combate à dengue.

O Programa Saúde na Escola, um programa do Ministério da Saúde que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, tiveram a oportunidade de saberem mais sobre a Dengue.

Os estudantes foram orientados que o ciclo de vida do mosquito é dividido em quatro etapas: ovo, larva, pupa (estágio intermediário entre a larva e o adulto) e adultos. A fêmea do mosquito deposita seus ovos nas bordas dos recipientes com água limpa e parada ou até mesmo sem a presença de água, os ovos do mosquito são muito resistentes e sobrevivem até mesmo por um ano em um local seco. Quando este local recebe água, após 30 minutos em contato com o líquido, os ovos viram larvas e dias depois chegam na fase da pupa.

Esse ciclo dura cerca de 48 horas e, ao término de 5 a 7 dias, se transformam em mosquitos adultos e vivem em média durante 30 dias. Uma única fêmea produz de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de três ciclos durante sua vida.

Além do conhecimento teórico passado aos alunos, também foi apresentado a eles as larvas do mosquito Aedes aegypti, para que os mesmos se encontrarem algo parecido no domicilio ou proximidades, eliminarem se possível o provável foco ou notificarem a vigilância Epidemiológica do município.

Reiterando que o combate a dengue é um trabalho diário e um dever de todos e começa sempre na sua casa, se todos fizerem sua parte evitamos a proliferação do mosquito e consequentemente que a doença bata a nossa porta, ressaltou o Coordenador da Epidemiologia Thialis Delesporte.

Estamos atravessando um período muito crítico com um possível riscos de epidemia de Dengue, por isso pedimos à população que verifique seus quintais com o objetivo de eliminar todos os recipientes que acumulem água, evitando assim a proliferação do mosquito da Dengue. E ao apresentar qualquer sintoma da Dengue procure o seu PSF.

A colaboração e a participação da população são essenciais para que não tenhamos casos de Dengue na cidade, acrescentou o Secretário Municipal de Saúde Elton José Alves.

Texto: SMS de Piedade de Caratinga