Corujão da Saúde atende mais de 13 mil pacientes em 2019 no município de Coronel Fabriciano
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Corujão da Saúde atende mais de 13 mil pacientes em 2019 no município de Coronel Fabriciano

on 12 Agosto, 2019

Implantado pela administração em abril de 2017, o programa Corujão da Saúde tem gerado resultados positivos para a saúde dos munícipes de Coronel Fabriciano. De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Governança da Saúde, entre janeiro e julho deste ano, foram mais 13 mil atendimentos, sendo 7.822 clínicos e 5.012 pediátricos. Somando os dois últimos anos, estes números sobem para mais de 43 mil atendimentos clínicos e pediátricos realizados em prol da saúde da população.

Para o Prefeito Dr. Marcos Vinícius, o número expressivo de atendimentos, é o resultado do investimento do município na atenção primária. “Estamos trabalhando para que as pessoas recebam um atendimento médico digno, seja no Corujão, nas UBS’s ou no Hospital Dr. José Maria Morais. O resultado do Corujão também se deve aos trabalhos de prevenção realizados pelas equipes da Saúde da Família, com o programa “Mexa-se”, com atividades físicas e os acompanhamentos para os diabéticos, hipertensos, entre outros, nas Unidades de Saúde,” destacou.

O Programa Corujão da Saúde possibilita o atendimento das pessoas que estão trabalhando ou estudando em horário integral e não pode comparecer a Unidade Básica de Saúde, com horário de funcionamento de 16h às 22h. O atendimento estendido tem reduzido o número de atendimentos no Hospital Dr. José Maria Morais, que adotou o Protocolo de Manchester que consiste em um sistema de triagem baseado em cores, sendo o verde pouco urgente, e a cor amarela como urgente. A triagem analisa diversas variáveis que implicam a gravidade do paciente como intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia, quadro clínico entre outros indicadores.

O Corujão Clínico é responsável pelo atendimento de pacientes que se enquadram na classificação de risco como de urgência de baixa complexidade, como casos de emergência em clínica médica, pediatria, enfermagem sem necessidade de agendamento.

O Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Cacau relatou estar muito satisfeito com a implantação do Corujão, pois o programa contribuiu de forma ativa na mudança de patamar da saúde em Coronel Fabriciano. “O município necessitava de um programa que recebesse os trabalhadores e o horário de fechamento das unidades de saúde impossibilitava o atendimento. A ideia de abrir o Corujão foi muito importante para facilitar esse atendimento na Atenção Primária e cuidar da saúde da nossa população”, destaca.

A equipe técnica do programa é composta por nove clínicos e seis pediatras que trabalham em horários alterados durante a semana, além de um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, um farmacêutico, auxiliar de serviço público e profissionais da área administrativa. Os profissionais prestam assistência a toda população, além das Equipes de Saúde da Família (ESF), que ficam responsáveis pela organização e atendimento.

corujão