Programa de Monitoramento aponta resultados positivos na Saúde de Coronel Fabriciano
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Programa de Monitoramento aponta resultados positivos na Saúde de Coronel Fabriciano

on 09 Janeiro, 2019

A Prefeitura de Coronel Fabriciano adotou, desde junho de 2018, um importante instrumento de acompanhamento de gestão que monitora o desempenho dos serviços públicos, demandas sociais, comunicação, aprovação e confiança do governo. Trata-se do Programa de Monitoramento e Desempenho Longitudinal (PDL), realizado periodicamente por meio de pesquisa de opinião junto aos usuários dos serviços públicos.

O monitoramento é uma ferramenta de gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários da administração pública diante da ótica do cidadão. Após a aplicação da pesquisa os resultados são classificados em ranking, tanto do servidor envolvido no serviço avaliado, quanto entre as secretarias capazes de assegurar a comparabilidade e desempenho da gestão durante o período, possibilitando realizar ajustes e ações tanto administrativas quanto políticas.

Durante o segundo semestre de 2018 foram realizadas quatro pesquisas de avaliação, sendo: Saúde e Educação em profundidade, comunicação e de mais 14 serviços, tais como: Coleta de lixo, Iluminação pública, transporte urbano, assistência social, atendimento dos servidores, limpeza das ruas e bairros, comunicação, obras públicas, segurança pública, esporte, meio ambiente, cultura e lazer, estradas rurais, entre outros.

A pesquisa de saúde realizada entre julho e agosto, teve como foco os usuários das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), cujas entrevistas foram realizadas in loco em cada unidade após o atendimento. Foram avaliados 20 tipos de serviços prestados, que perpassa desde o atendimento médico até a limpeza das unidades.

Resultados:

O maior fluxo nas UBS são os usuários que realizam consultas médicas (37%), farmácia (13%) e vacinação (12%), os quais totalizam 62% dos demais atendimentos realizados. Outro ponto importante identificado pela pesquisa é o alto índice de usuários encontrados nas UBS que possuem plano médico (25%), bem como os que declaram que já tiveram plano médico (30%). 90% dos usuários consultados receberam receituários, dos quais 64% alegam ter encontrado a maior parte dos medicamentos e 71% receberam pedidos para exames especializados.

download 2

Outro dado importante foi o aumento de consultas médicas, 79% dos usuários das UBS´s, de janeiro a agosto, tiveram acesso de uma a cinco consultas médicas consecutivas, o que corresponde uma consulta a cada 45 dias. Isso se deve a reestruturação realizada na saúde com a contratação de mais de 100 médicos durante os dois anos de mandato. Algumas anomalias também foram identificadas, 56% dos entrevistados declararam não terem recebidos as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde em suas casas (ACS) durante o primeiro semestre desse ano.

O Pronto Atendimento do Hospital Dr. José Maria Morais também foi avaliado, 49% dos usuários das UBS´s já utilizaram o serviço do Pronto Atendimento do hospital, os quais 64% classificaram o atendimento como ótimo e bom, 15% regular e 21% ruim e péssimo. De modo geral os usuários das UBS´s de Coronel Fabriciano declaram um nível de satisfação de 81% entre ótimo e bom, 15% regular e apenas 3% como ruim e péssimo. Considerando a grande crise que os municípios estão enfrentando, principalmente na área de saúde, a pesquisa demonstrou um alto índice de avalição positiva. 

                         images

 

 

Fotos: Waldiney Renato