SMS de Contagem e Cerest promovem seminário
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

SMS de Contagem e Cerest promovem seminário

on 19 Julho, 2016

Evento realizado na UNA reuniu autoridades para debater as condições de segurança e saúde do trabalhador

Com o tema "Conhecer para Prevenir" a Prefeitura de Contagem, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, realizou o I Seminário Regional em Saúde e Segurança no Trabalho, no Campus da UNA Contagem, na última quinta-feira, dia 23.

 Para o evento coordenado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de BH-Contagem foram recebidas mais de 200 inscrições e 130 participantes marcaram presença.

Na abertura do seminário a secretária adjunta de saúde  Silvana Leite, representando o secretário de saúde Evandro Silva, destacou a importância de abordar as questões relacionadas à saúde e ao trabalho. “A realização deste seminário é muito bem vinda porque Contagem e outros municípios da região tem uma vocação industrial muito forte, e por isso essa temática sobre acidentes e adoecimento deve estar sempre em pauta. Nós da saúde ficamos satisfeitos, pois trabalhamos prestando serviços de saúde para pessoas e não para máquinas”.

A diretora do Cerest/Visat, Maria Regina Greggio, também lembrou a vocação industrial de Contagem e região. “Lembramos que nossa cidade tem um parque industrial diversificado e percebemos um desconhecimento das normas de segurança e dos riscos, causando inúmeros acidentes, principalmente nas micro e pequenas empresas da região”. 

O representante do Ministério do Trabalho (MIT) Marcos Henrique da Silva Júnior comentou que ações como o seminário são fundamentais para criar a cultura de falar sobre segurança no trabalho. “É preciso criar no trabalhador a consciência cultural de seus direitos e deveres quando o assunto é a segurança em seu local de trabalho. Hoje muitos casos de doenças são por falta de informação”.

O médico do MIT e também um dos palestrantes Mário Parreiras salientou que é “necessário e fundamental se investir na prevenção e na segurança dos trabalhadores. E que cabe ao poder público uma especial atenção para fiscalizar o que está ou não sendo cumprido”. Segundo Parreiras, o MIT registra através da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) entre 47 mil e 56 mil acidentes do trabalho em Minas Gerais. Deste total Contagem tem  um percentual que chega a 6% por ano. “Só podemos mudar este cenário se investirmos na cultura da segurança da saúde do trabalhador. Inclusive o conscientizando para que exerça o direito a recusa quando se ver diante do risco do trabalho”, finalizou. 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Funghi, destacou a importância do evento diante do atual cenário econômico brasileiro. “Hoje mais do que nunca precisamos debater  a segurança e a saúde do trabalhador. É uma questão que interessa tanto ao trabalhador quanto ao empresariado. Vivemos um momento delicado da história, de grande estresse, no sentido restrito da palavra, quanto aos efeitos dessa crise que atinge a todos”.

A diretora da UNA Contagem, Tatiane Puiati,  também destacou a parceria da instituição com a prefeitura. “A UNA e a prefeitura são grandes parceiras em projetos de cunho social. Este seminário é mais fruto desta parceria  Entendemos que o grande papel da faculdade no município é servir a comunidade, no local em que ela está inserida. Estamos de portas abertas porque acreditamos que de fato são momentos assim que  a faculdade tem sua sala de aula estendida”.

Durante o seminário os participantes tiveram a oportunidade de adquirir maior conhecimento sobre os riscos encontrados nos ambientes de trabalho, a fim de evitar acidentes e doenças nestes locais, conhecendo também os equipamentos de saúde disponíveis para socorrer e tratar o trabalhador acidentado.

Jefferson Lorentz

Ascom