COSEMS/MG realiza reunião ordinária no dia 22 de março
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG realiza reunião ordinária no dia 22 de março

on 24 Março, 2017

No dia 22 de março, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais realizou sua reunião ordinária. A reunião foi presidida pela presidente da instituição, Kátia Barbalho. A mesa de abertura também foi composta pelo secretário executivo, Saulo Aparecido de Oliveira Pinto.

katia

A presidente Kátia Barbalho, também realizou a leitura de uma Nota de Esclarecimento feita pelo COSEMS/MG, que trata sobre o ato praticado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG) no dia do Encontro Estadual do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais - 2017 (23/02), proibindo a participação do COSEMS/MG no evento, ao impedir os gestores municipais de saúde indicados pela instituição de comporem as mesas de trabalhos. Clique aqui para ter acesso ao documento.

Durante a reunião, foi apresentado o “Sistema Gestão Saúde Pública” da secretaria municipal de Saúde de Maringá-PR. O sistema é informatizado e unificado para as unidades básicas de saúde, foi implantado no município e tem levado excelentes resultados. Por meio desse software, que é gratuito, o médico ou o paciente têm acesso as informações do prontuário de qualquer localidade. “Se o paciente precisar se consultar em outro município e o médico precisar acessar seu histórico médico, ele tem todas as informações em tempo real”, explica o representante do município de Maringá. Clique aqui para baixar a apresentação.

A presidente do COSEMS/MG, Kátia Barbalho, lembrou que a apresentação do programa “Sistema Gestão Saúde Pública” foi uma solicitação do presidente do COSEMS Regional Divinópolis e secretário municipal de saúde de Pitangui, Waldemar Bicalho Campos, e destacou que o COSEMS/MG não tem a intenção de promover nenhum tipo de software.

Em seguida foram sorteados quatro COSEMS Regionais para concorrerem ao Prêmio COSEMS Em Ação. Foram eles: Teófilo Otoni, Pedra Azul, Ubá e Alfenas. A presidente do COSEMS/MG, Kátia Barbalho Diniz, parabenizou os sorteados e destacou a importância de eles compartilharem suas experiências exitosas com outros municípios por meio do portal do COSEMS/MG. As experiências devem ser enviadas até o dia 04/04 aos apoiadores, dessa forma o COSEMS Regional soma pontos no Prêmio COSEMS em Ação 2017.

A coordenadora técnica do COSEMS/MG, Paola Motta, realizou a leitura da Câmara Técnica e esclareceu as dúvidas dos gestores.

Uma Exposição também foi realizada durante a reunião do COSEMS/MG. Foram expostas as imagens feitas durante o acolhimento “Chegando à gestão Municipal do SUS”. Os presentes viram um pouco de como foi as visitas dos apoiadores do COSEMS aos 853 municípios.

banners

Outro assunto discutido na reunião foi à dívida do Estado com os municípios. Desde junho de 2016, o COSEMS/MG vem buscando junto à SES-MG o cumprimento dos pagamentos dos recursos financeiros da saúde em atraso aos 853 municípios. Nesse sentido, uma câmara de resolução de conflitos foi criada para discutir a questão. Apesar disso, o Estado não tem conseguido saldar sua dívida que já chega a R$ 1.519.272.007,89, nas ações passíveis de apuração até 21/03/2017. A partir deste histórico, o COSEMS/MG a pedido de sua diretoria executiva realizou um relatório de identificação da dívida do Estado com cada município. O relatório ficará disponível no site do COSEMS/MG a partir da próxima semana, assim o gestor de saúde terá acesso ao valor da dívida que o Estado tem com o seu município.