SES-MG e COSEMS/MG realizam Encontro Estadual do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais 2017
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

SES-MG e COSEMS/MG realizam Encontro Estadual do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais 2017

on 24 Fevereiro, 2017

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais (COSEMS-MG) e a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerias (SES-MG) realizaram no dia 23 de fevereiro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, MG, o Encontro Estadual do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais 2017. Cerca de 1000 pessoas participaram do evento, a maioria secretários de saúde de todas as regiões de Minas.

saulo

O evento, que começou às 8h e foi encerrado às 17h30, contou com a apresentação de várias mesas de debate, com o objetivo de mostrar ao gestor de saúde as ferramentas disponíveis que podem ser usadas para uma administração mais eficiente dos recursos do SUS. Como obter recursos, a administração do modelo atual, as parcerias entre os poderes públicos foram alguns dos assuntos apresentados. E para representar o COSEMS/MG na mesa de abertura esteve o secretário executivo, Saulo Aparecido de Oliveria Pinto.

A Secretaria de Saúde de MG fez uma explanação sobre a divisão assistencial da saúde no Estado, por região, região ampliada (PDR) e administrativa. Vários programas foram detalhados, como o propósito de informar e direcionar os trabalhos nas prefeituras. Um dos objetivos do evento foi apresentar as diretrizes e políticas do Sistema Estadual de Saúde e integrar os secretários e secretárias municipais de saúde que tomaram posse após a última eleição aos principais debates sobre a gestão da saúde pública.

De acordo com o 1º Secretário do COSEMS, Eduardo Luiz da Silva, o encontro foi uma oportunidade única para o debate da saúde num momento em que esta temática precisa de uma atenção ainda maior. “A crise financeira que afeta todo o país tem tido impactos severos na saúde pública. Nosso papel foi mostrar ao gestor os caminhos que podem ser seguidos, trocar experiências e tornar o momento uma oportunidade para o diálogo sobre a saúde em MG”, avalia.

Durante o encontro, foram  apresentados ainda temas de relevância para a gestão do SUS, tais como a organização da SES, as instâncias de pactuação do SUS; vigilância em saúde e o cenário epidemiológico em MG; organização assistencial do SUS-MG, planejamento em saúde, entre outros.

Clique aqui para ter acesso as fotos do evento.