Cosems/MG participa de projeto do Ministério da Saúde em prol da equidade das Trabalhadoras no SUS
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Cosems/MG participa de projeto do Ministério da Saúde em prol da equidade das Trabalhadoras no SUS

on 07 Julho, 2023

 

WhatsApp Image 2023 07 06 at 18.09.47 1

Na última quinta-feira, 06 de julho, o Cosems/MG representado pela assessora técnica Magali Brito e pelo gestor de Saúde de Mantena, Ocimar Rufino, participou da primeira oficina do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS, em Brasília.

Também estiveram presentes, representando Minas Gerais, Rosa Maria Santos e Paula Pinho, da SES-MG, e Fernanda Coelho, pelo movimento social.

O objetivo da iniciativa do Ministério da Saúde é sensibilizar gestores, trabalhadores, usuários do SUS e movimentos sociais sobre equidade na rede pública. Isto porque, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, das 48,8 milhões de mulheres negras em idade para trabalhar, somente 51,5% estavam no mercado de trabalho, além de receberem menos da metade dos rendimentos de homens brancos e cerca de 60% do rendimento médio das mulheres brancas/amarelas.

As cinco regiões do Brasil contarão com as oficinas, que vão permitir o diálogo sobre a identificação das principais fortalezas e fragilidades dos processos relacionados à equidade, além do reconhecimento de oportunidades para construção e desenvolvimento de ações nos estados e municípios.

Cada oficina terá um relatório descritivo e analítico como produto a ser integrado ao documento síntese com os principais resultados e vivências obtidos no desenvolvimento do projeto, de maneira a subsidiar futuras ações do Governo Federal nos territórios.

As oficinas irão ter representantes dos ministérios da Saúde, do Conasems, Cosems, CNS, Conass, Opas/OMS, dentre outros.

O Programa de Equidade vai promover, também, chamadas públicas para seleção e execução de projetos e processos formativos na área, além de disponibilização de aplicativo com instruções sobre o programa e o tema e lançamento de edital sobre equidade no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde.