​Começam as aulas da 41ª turma da Especialização em Saúde Pública da ESP-MG
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

​Começam as aulas da 41ª turma da Especialização em Saúde Pública da ESP-MG

on 23 Março, 2023

WhatsApp Image 2023 03 22 at 18.21.15

 

Na quarta-feira, dia 22/03, a Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) iniciou, na sede da Escola, em Belo Horizonte, as atividades de mais uma Pós-Graduação lato sensu, a 41ª turma do curso de Especialização em Saúde Pública. As alunas e alunos tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes sobre o curso e também contaram com uma programação cultural composta por apresentação musical de usuários dos centros de convivência em saúde mental Carlos Prates e César Campos, de Belo Horizonte e uma exposição de itens de artesanato do Bazar do Suricato, produzidos também por usuários da Saúde Mental da capital, no Hall de entrada da Escola.

Os estudantes também receberam as boas vindas da ESP-MG e assistiram à aula inaugural ministrada pela professora convidada, Maria do Carmo, que é médica, mestre em saúde pública, doutora em administração e com uma extensa experiência no Sistema Único de Saúde, atuando como sanitarista, na gestão e na direção de serviços de saúde pública. A apresentação da professora foi intitulada: "SUS - Defender, reconstruir e avançar. O velho e o novo mundo do trabalho".

Durante as boas vindas aos discentes, o Superintendente de Educação e Pesquisa em Saúde da ESP-MG, Paulo Sérgio Mendes pontuou que este curso é o mais tradicional da ESP-MG, atravessando diversos períodos históricos do país. "Ao longo do tempo, nós já formamos diversos sanitaristas que atuam e atuaram por toda Minas Gerais e também pelo país". Conforme o Superintendente, hoje estava começando algo muito gratificante para todos ali.


Ele também agradeceu a todas às pessoas envolvidas por garantir o funcionamento da especialização e ressaltou que a ESP-MG seguia sempre de portas abertas.


Uma das coordenadoras da especialização, Juliana Mesquita, agradeceu ao esforço de todas as pessoas envolvidas no trabalho e também à coordenação anterior. Ela contou aos discentes que a especialização em saúde pública fazia parte da constituição histórica e identitária da ESP-MG, "isso porque a primeira edição do curso aconteceu em 1947, um ano após a fundação da ESP e desde 2012, após alguns períodos de interrupção, retomamos sua oferta contínua", detalhou.

Juliana Mesquita explicou também que o conteúdo do curso foi muito debatido e configurado de forma colaborativa de maneira a estar bem alinhado com as necessidades dos futuros estudantes. "Nossa intenção é formar sanitaristas comprometidos com a defesa da saúde, do SUS e de seus princípios fundamentais", complementou.

Tradição


Esta Especialização é a oferta educacional mais tradicional da ESP-MG e é reconhecida pelos trabalhadores do SUS no Estado e também pelas instituições formadoras em saúde de outros regiões do país, inclusive pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).


A atual turma é composta por 35 trabalhadores de saúde que atuam no SUS, em diversos municípios o estado: Alfenas (1); Barbacena (1); Belo Horizonte (12); Bonito de Minas (2); Claraval (1); Comercinho (1); Contagem (2); Diamantina (1); Estiva (1); Itabira (2); Itabirito (1); Itaguara (1); Juiz de Fora (1); Manhumirim (1); Natércia (1); Pedra Azul (1); Ribeirão das Neves (1); Rio Vermelho (1); Santana do Riacho (1); São José da Lapa (2).

 

Texto: Vívian Campos- Ascom/ESP-MG
Fotos: Jean Alves- Ascom/ESP-MG