Março Azul Marinho alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer colorretal
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Março Azul Marinho alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer colorretal

on 01 Março, 2023

 

A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal ou câncer de intestino, tumores que acometem o intestino grosso nas regiões do colo, reto e ânus.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 44 mil novos casos da doença irão surgir por ano no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de mama e de próstata.
Dentre os diversos fatores de risco para o câncer colorretal, estão fumar, consumir alimentos ricos em gorduras saturadas, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, idade superior a 45 anos, histórico familiar de câncer colorretal ou de outros tipos de câncer, baixo consumo de cálcio e obesidade.
A colonoscopia é o método mais eficiente já que é capaz de prevenir, identificar precocemente e remover o pólipo sem precisar de cirurgia. No diagnóstico, o profissional identifica a presença de um tumor e, no tratamento, cura o doente sendo possível remover o câncer por colonoscopia em situações específicas. Mas o tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia biológica.
Com o diagnóstico precoce, há até 90% de chance de cura do câncer de intestino. No Sistema Único de Saúde (SUS), é possível realizar exames necessários, como a colonoscopia, e tratamento da doença.