Estreia do Conasems em pauta irá discutir reprogramação dos saldos federais
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Estreia do Conasems em pauta irá discutir reprogramação dos saldos federais

on 27 Fevereiro, 2023

 

Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, às 15h, o Conasems lança o projeto “Conasems em pauta”, que debate questões técnicas de maneira acessível, além de explicar os efeitos e impactos na gestão municipal de saúde. Em formato de bate-papo no estúdio televisivo do Mais Conasems, o projeto irá levar convidados para discutirem ao vivo assuntos como financiamento, atenção primária à saúde, assistência farmacêutica, etc.

A primeira edição terá como tema a “Reprogramação dos saldos federais”, sendo mediada pelo âncora do Mais Conasems, Bob de Souza, e contando com os seguintes convidados:

1) Dárcio Guedes Júnior: Diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde

2) Blenda Leite Saturnino Pereira: assessora técnica do Conasems para assuntos de financiamento em saúde

3) Fernanda Vargas Terrazas: assessora técnica do Conasems para assuntos jurídicos

Esta iniciativa tem por objetivo sanar as dúvidas dos gestores sobre a aplicação da LC 172/20 e LC 197/23, assim como a Portaria GM/MS n. 96/2023.

A lei complementar n° 172, de 2020, dispôs sobre a transposição e a transferência de saldos financeiros constantes dos fundos de saúde dos entes federativos provenientes de repasses federais no âmbito do SUS, onde é autorizado que Estados, Distrito Federal e Municípios a transposição e a transferência de saldos financeiros remanescentes de exercícios anteriores, constantes de seus respectivos Fundos de Saúde, provenientes de repasses do Ministério da Saúde.

A Lei complementar n° 197, de 6 de dezembro de 2022 promoveu a devida prorrogação da vigência da LC 172/20 até 31 de dezembro de 2023.

Além da ampliação da vigência a LC 197/22 tem como finalidade a destinação de recursos para custeio de serviços prestados por entidades privadas sem fins lucrativos que atuam de forma complementar junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Com informações do Conasems.