Sistema Único de Saúde (SUS) vai distribuir 150 mil testes rápidos para enfrentamento à hanseníase
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Sistema Único de Saúde (SUS) vai distribuir 150 mil testes rápidos para enfrentamento à hanseníase

on 07 Fevereiro, 2023

 De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) irá distribuir 150 mil testes rápidos para apoio ao diagnóstico da hanseníase, a partir de fevereiro de 2023, sendo fruto de pesquisas realizadas por instituições brasileiras.

As unidades serão destinadas àqueles que tiveram contato próximo e prolongado com casos confirmados da doença e serão de dois tipos: o teste rápido (sorológico) e o teste de biologia molecular (qPCR). Uma terceira modalidade, de biologia molecular (PCR), também será ofertada pelo SUS e vai auxiliar na detecção da resistência a antimicrobianos. As três tecnologias foram incluídas no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da doença em julho do ano passado.
A Estratégia Nacional para Enfrentamento à Hanseníase 2023-2030 apresenta a visão de um Brasil sem a doença. Para tanto, é encorajado e apoiado que os 75,03% dos municípios do país com casos notificados no período de 2015 e 2019 intensifiquem as ações de enfrentamento, buscando envolver os setores de saúde, educação social, bem como incentivo aos 24,97% dos municípios que não apresentaram casos a adotar medidas específicas para aprimoramento da vigilância em saúde e para a prevenção de incapacidades físicas decorrentes da hanseníase. O documento parte de uma construção tripartite, com a participação de diferentes entidades do setor, e busca apoiar as ações de luta contra a hanseníase.
(Fonte: Ministério da Saúde)