28º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

28º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”

on 23 Novembro, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (23/11), o 28º episódio da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros.

Neste episódio a Coordenadora da Área Técnica, Paola Soares Motta conversou com a Presidente Regional de Divinópolis e Secretária Municipal de Saúde de Candeias, Daniela Alves Ferreira, o Presidente Regional de Coronel Fabriciano e Secretário Municipal de Saúde de Belo Oriente, Ranieri Martinelli Resende e as Apoiadoras Mariana Tiago Santiago e Olgamara Verazes Sampaio que contaram suas histórias e sobre o importante papel desenvolvido nos 28 COSEMS Regionais na representação da saúde pública nos territórios de Minas Gerais.

Paola Motta abriu a conversa ressaltando o importante papel desenvolvido pelos Presidentes Regionais na grande articulação institucional dos seus territórios com o trabalho dos Apoiadores para realizar grandes discussões sobre a política pública de saúde. “Brincamos de dupla dinâmica, pois eles têm um grande alinhamento para que cada uma das 28 unidades regionais do COSEMS tenham a sua linguagem própria e trabalhem com o território de forma eficiente,” pontuou.

Daniela Alves, enfermeira de formação contou que durante sua trajetória profissional assumiu a Vigilância Epidemiológica do munícipio de Candeias, trabalhou na Estratégia da Saúde da Família por nove anos, e em 2017 foi convidada a assumir a secretaria de saúde de seu município, cargo que ocupa até os dias de hoje. Ela pontuou que apesar do tempo que está à frente gestão, trabalhar com o SUS lhe proporciona a cada dia uma nova descoberta com grandes desafios.

Também relatou que se tornou presidente do COSEMS, logo após a saída repentina da gestão do presidente e do vice-presidente do COSEMS Regional e se sentiu insegura para desempenhar a função, mas com a ajuda da apoiadora Mariana para tirar dúvidas e dar apoio técnico, tudo deu certo. “Eu acho que o papel do presidente está relacionado com a mobilização dos gestores e mostrar a importância deste planejamento e o apoiador vem complementar este trabalho com a parte técnica,” disse.

Mariana Tiago, formada em Tecnologia e Ciências de Radiologia, atuou como operadora do SUS Fácil, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, Janice e do Ex-Presidente do COSEMS Regional José Marcio Zanardi, foi convidada para participar da seleção do Projeto Apoiador, sem saber explicar ao certo do que se tratava, aceitou o desafio e desde 2009 vem desempenhando a função de Apoiadora. “Sou muito grata por tudo isso, ser apoiadora foi uma verdadeira escola. Eu só tenho a agradecer porque foi assim que a minha vida em saúde pública começou,” disse.

live28

Olgamara Verazes, formada em fisioterapia, contou que sua história começou de forma despretensiosa, mas providencial. Após se formar, foi trabalhar na Secretária de Saúde de Ipatinga e por uma dessas boas coincidências do destino, conheceu e trabalhou por três anos com a Assessora Técnica do COSEMS/MG, Márcia Moreira de Moraes a quem enalteceu por lhe proporcionar muito aprendizado. Também disse que por indicação da Márcia, decidiu participar do processo seletivo para atuar como Apoiadora foi aprovada e desde então se juntou a equipe dos Apoiadores.

Ranieri Martinelli, engenheiro civil e engenheiro sanitarista disse que sua história na saúde pública começou quando foi morar no município de Belo Oriente em 2017, inicialmente para tratar da água e esgoto, assumindo a gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para a transferência para a COPASA. Com o passar do tempo foi convidado a assumir a secretaria de saúde, aceitou o desafio e disse que apesar da falta de experiências com os assuntos do SUS, contou com a ajuda de pessoas que o ajudaram a entender o trabalho, entre elas, a sua Apoiadora Olgamara. “Eu aprendi muito sobre gestão, no cargo de gestor de saúde do município você precisa ter conhecimento e gerir recursos, como são poucos é preciso gerir com sabedoria,” disse.

Ranieri também pontou que o trabalho desenvolvido durante a pandemia garantiu uma grande articulação entre os municípios, com muitos debates, reuniões semanais e ações em conjunto para tomar decisões nas horas certas e nas medidas certas.

Olgamara afirmou que essa mobilização foi muito importante, pois os Presidentes conseguiram desempenhar o papel político e os Apoiadores um reforço técnico. “Quando temos a representação do presidente com assiduidade, responsabilidade e consciência institucional é tudo pra gente, pois assim conseguimos desempenhar o nosso trabalho de respaldo técnico e aí a mobilização é feita naturalmente. Nessa relação de presidente e apoiador, de dupla dinâmica, quando isso se encaixa, o COSEMS Regional só tende a crescer, trabalhamos em sincronismo, é muito bom quando a gente trabalha com essa confiança”, destacou.

A Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” contará com 30 encontros, realizados sempre às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no Canal do COSEMS/MG, no Youtube. para resgatar histórias da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais.

Então fique ligado e não perca o encontro da próxima terça-feira (30/11), às 12h 30min.

Confira na íntegra o 28º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”:

https://www.youtube.com/watch?v=sGgx-XxBE38&ab_channel=COSEMSMG