COSEMS/MG presente no 3º Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Públicos Odontológicos
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG presente no Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Públicos Odontológicos

on 14 Setembro, 2022

Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), o Presidente e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva, participou na tarde desta terça-feira (13/09) da abertura oficial do 3º Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Públicos Odontológicos (EMAPESPO), com o tema: “Saúde Bucal Coletiva: Direito ou Utopia? Construindo caminhos para a integralidade da Atenção no SUS/MG.

Participaram da abertura oficial, o Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO), Raphael Castro Mota, representando o Conselho Federal de Odontologia, Ricardo Lourenço, o Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho, representando o Conselho Estadual de Saúde (CES/MG), Pedro Cunha, a Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Jaqueline Silva Santos, o Presidente da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CRO/MG, Heron Ataide Martins, e a Assessora do CRO, Arethuza Araújo.  

3EMPAPESPO copiar

O Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz ressaltou a importância de cuidar da profissão e debater a Saúde Bucal, e destacou que o CRO tem realizado debates importantes sobre o cunho cientifico, que trazem uma discussão fundamental sobre o papel da saúde bucal, na saúde pública de Minas Gerais, e pontuou que a proximidade entre o COSEMS/MG, CRO/MG e a SES/MG, tem gerado frutos importantes e necessários para a evolução das políticas públicas em saúde bucal de Minas Gerais. “Gostaria de cumprimentar a todos os trabalhadores da odontologia espalhados pelos 853 municípios mineiros e pelo país, que estão acompanhando este 3º EMAPESPO, nesta importante discussão sobre a “Saúde Bucal Coletiva: Direito ou Utopia?”. Costumo dizer que o SUS, é uma linda utopia que nunca terá fim, porque cada vez mais iremos sonhar com mais direitos, acessos e integralidade, e principalmente mais respeito ao cidadão brasileiro. Estas discussões trazem em seu bojo, exatamente aquilo que nós desejamos, que a nossa população tenha saúde de qualidade. Desejo que essas boas ideias e utopias sejam realizadas com políticas públicas efetivas em cada território do nosso Estado e do nosso país”, destacou.

O Presidente do CRO-MG, Raphael Castro Mota ressaltou que a proposição do CRO é aumentar o número das equipes da saúde bucal e elevar a cobertura de 64 para no mínimo 80%, e criar um observatório de doenças orais para fortalecer a rede de assistência integral de odontologia no Estado. “Precisamos também melhorar a informação da rede de assistência para tornar possível a integralidade do atendimento odontológico em Minas Gerais, e cumprir as leis estaduais que preveem a assistência odontológica nas escolas estaduais. Ainda há muito para ser feito, e o caminho da construção é a discussão, como estamos fazendo nesse 3º EMAPESPO, para garantirmos a integralidade dos atendimentos,” disse.

O 3º EMAPESPO é realizado pelo CRO-MG, com duração de quatro dias de discussões e palestras sobre a representatividade da saúde bucal nos espaços coletivos, abordando a importância da regionalização para integralidade da atenção e como garantir os direitos da população, dos profissionais e defender o SUS.

Para mais informações sobre o evento, acesse: http://cromg.org.br/emapespo/

Confira na íntegra a abertura oficial do 3º EMAPESPO: https://www.youtube.com/watch?v=qoLTVqzZgBE