COSEMS/MG participa do Web Seminário: Diretrizes e Protocolos de Higiene Bucal para os Pacientes Internados nos Hospitais do SUS-MG
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG participa do Web Seminário: Diretrizes e Protocolos de Higiene Bucal para os Pacientes Internados nos Hospitais do SUS-MG

on 10 Março, 2022

A Coordenação de Saúde Bucal/SES-MG realizou na tarde desta quinta-feira (10/03), o Web Seminário: Diretrizes e Protocolos de Higiene Bucal para os Pacientes Internados nos Hospitais do SUS-MG, com o intuito de informar sobre o controle dos patógenos presentes nas cavidades bucais, prevenção das infecções do trato respiratório e apresentar o indicador “Implantação/manutenção dos Núcleos de Qualidade da Atenção à Saúde Bucal para Pacientes Internados,” que compõe o rol de indicadores pré-fixados dos hospitais da Política de Atenção Hospitalar Valora Minas - Módulo Valor em Saúde.

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva ressaltou o importante trabalho realizado pela Coordenação de Saúde Bucal/SES-MG, em conjunto com o Grupo Técnico de colaboradores que elaboraram o documento: “Diretrizes e Protocolos de Higiene Bucal para os Pacientes Internados nos Hospitais do SUS-MG” que irá qualificar todo o processo de trabalho da saúde bucal.

Para Eduardo Luiz, a Política Hospitalar Valora Minas está sendo implementada em Minas Gerais com desdobramentos importantes para a assistência hospitalar, e a saúde bucal também teve diversos pontos debatidos dentro das Redes de Atenção a Saúde. Também pontuou que entregar a comunidade técnica, aos odontólogos, a Atenção Primária e Hospitalar de Minas Gerais, um documento com diretrizes e protocolos de atendimento aos pacientes é uma grata satisfação e representa o fruto do trabalho de pessoas batalhadoras do SUS como a Dra. Jaqueline, o Dr. Rafael e a Dra. Flávia e toda a comunidade de odontologia do território mineiro. “Estou muito feliz de estarmos apresentando este protocolo e tenho certeza que a qualificação do trabalho lá na ponta, será extremamente relevante para criar um SUS cada vez mais equânime e eficiente para cada um de nós mineiros,” destacou.

websaudebucal1003 1

O Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Dr. Raphael Castro Mota parabenizou a todos que trabalharam por esta ampliação no serviço da odontologia hospitalar em Minas Gerais, devido à importância do cirurgião dentista na atenção diária aos pacientes internados. Também disse que em outubro de 2021, em reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, defendia que houvesse um subsidio de apoio para custear estas ações, o que foi possível por meio do Valora Minas. Relatou que visitando alguns hospitais pelo Estado, foi possível observar que a medida foi muito assertiva e tem ajudado e incentivado os gestores municipais a aderirem a Odontologia Hospitalar e a presença cada vez mais marcante do cirurgião dentista, no atendimento integral ao paciente.

O Presidente da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva, Dr. Jorge Luiz da Rocha relatou que há anos atrás, a odontologia na terapia intensiva só existia para retirada de aparelhos dentários em pacientes que precisavam ser internados, e que apenas em 2000, pela primeira vez houve no Congresso de Terapia Intensiva, em Belo Horizonte, um odontologista que fez uma palestra que abriu as portas para a importância da avaliação bucal nos pacientes internados devido ao grande número de possíveis pneumonias aspirativas que aconteciam pela falta de um odontólogo. Também informou que Minas Gerais foi vanguarda ao criar o primeiro departamento de odontologia intensiva e pontuou que mais uma vez, o Estado sairá na frente, com o apoio do COSEMS/MG e da Coordenação de Saúde Bucal da SES/MG, a frente deste programa.

A Coordenadora de Gestão Hospitalar da SES/MG, Ana Cláudia Guimarães Reis, apresentou a Política de Atenção de Atenção Hospitalar – Valora Minas e o Indicador “Implantação/manutenção dos Núcleos de Qualidade da Atenção a Saúde Bucal para Pacientes internados (NQASB) com todos os módulos, indicadores e recursos do Programa Valora Minas que visa qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder as demandas e necessidades da população mineira mediante a otimização da alocação de recursos nas unidades territoriais de saúde e vinculação dos repasses a resultados de assistências e valor entregue à população.

websaudebucal1003 2

A Referência Técnica da Odontologia Hospitalar da SES/MG, Mirna Rodrigues Costa informou entre outros pontos, que a expansão da Odontologia Hospitalar se dará por meio do Indicador de implantação/manutenção dos Núcleos de Qualidade de Atenção à Saúde Bucal para Pacientes Internados (NQASB), que consiste em um colegiado formado por profissionais que compõem a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e o Núcleo de Segurança do Paciente que deverá ser constituído, formalmente pela diretoria do Hospital e necessitará de realizar ações de qualificação da Atenção em Saúde Bucal para os pacientes internados. Como meta do Indicador para 2022, deverá ser implantado os Protocolos de Higiene Bucal nos leitos de clinica médica e oncológica dos hospitais.

websaudebucal1003 3333333333

Também detalhou os seis tópicos que estão inseridos nas Diretrizes e Protocolos de Higiene Bucal para os Pacientes Internados nos Hospitais do SUS-MG, são eles: Pneumonia comunitária e nosocomial; A colonização do biofilme por patógenos respiratórios presentes na cavidade bucal e a ocorrência de infecções do tipo pulmonar; Técnicas para o controle/diminuição do biofilme presente na cavidade bucal; Protocolos de higiene bucal para pacientes internados em hospitais (PHBH) e as Medidas de resultados/controle/gerenciamento/monitoramento e avaliação dos PHBH.

A Referência Técnica da Diretoria de Saúde Bucal da SES-MG, Jacqueline Silva Santos promoveu o debate entre as duas palestrantes para esclarecer as principais dúvidas referente às apresentações.

Dando continuidade ao Web Seminário, a Médica e Cirurgiã Dentista, Especialista e Mestre em Patologia Bucal, Dra. Renata Gonçalves de Rezende relatou sobre o impacto assistencial da implantação dos protocolos de higiene bucal nos hospitais e destacou que a Odontologia Hospitalar baseia-se nos cuidados odontológicas prestados no âmbito hospitalar, cuja atuação do cirurgião-dentista abrange a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças da cavidade bucal e explicou os principais protocolos de higiene bucal para os pacientes internados nos hospitais, o que reduz comprovadamente as pneumonias, infecções, tempo de internação, custos hospitalares e até mesmo, risco de morte durante a hospitalização.

websaudebucal1003 4

A Médica Dentista, Mestre em Saúde Pública e Especialista em Pacientes com Necessidades Especiais, Alessandra Figueiredo de Souza apresentou os Protocolos de Higiene Bucal SUS-MG para pacientes adultos internados nos leitos hospitalares clínicos, oncológicos, obstétricos e cirúrgicos, que tem como objetivo programar a rotina de higiene bucal, sistematizar o processo de higiene bucal, controlar e reduzir o biofilme bucal. Essas atividades deverão ser desenvolvidas pelo técnico de enfermagem ou auxiliar de enfermagem, estagiário de odontologia, técnico de saúde bucal ou auxiliar de saúde bucal que deverão seguir rigorosamente todos os protocolos de higiene, utilização de EPIs e materiais para a segurança tanto dos trabalhadores como dos pacientes.

websaudebucal1003 5

O Presidente da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do Conselho Regional de Odontologia, Heron Ataíde Martins também promoveu o debate entre as duas palestrantes para esclarecer as principais dúvidas referentes às apresentações. Ao final, todos os mediadores e palestrantes fizeram um grande debate sobre o tema que poderá ser conferido na íntegra no canal do COSEMS/MG: https://www.youtube.com/watch?v=4VYCsGfgI7s&ab_channel=COSEMSMG