29º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

29º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”

on 30 Novembro, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (30/11), o 29º episódio da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros.

Neste episódio a Coordenadora da Área Técnica, Paola Soares Motta e o Vice-Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Nanuque, Ricardo Almeida Viana receberam o Superintendente de Desenvolvimento, Cooperação e Articulação Regional da SES/MG, Ricardo Assis Alves Dutra, a Analista Técnica de Políticas Sociais e Chefe da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Roberta Borges e o Apoiador do COSEMS Belo Horizonte, Vanderlúcio Leôncio dos Santos.

Paola Motta abriu a conversa destacando que o bate-papo de hoje além de boas histórias também traria informações sobre como Minas Gerais está se organizando em cada região de saúde para fazer o Planejamento Regional Integrado que irá garantir a integração do plano municipal de saúde com o plano da região e o plano estadual, refletindo nas peças orçamentárias municipais e do Estado com convidados que participam ativamente deste processo de implementação.

Ricardo Assis contou que nestes 30 anos do COSEMS de Minas Gerais, está a 22 anos acompanhando o trabalho da instituição, e que os maiores aprendizados em sua trajetória profissional vieram por meio de reuniões de CIB e discussões com o COSEMS/MG, tanto em questões técnicas como fazer de fato, políticas de saúde com o alinhamento do que será melhor para os municípios e Estado. Em sua trajetória profissional atuou na Assessoria Jurídica da SES e em outras unidades da secretaria como a FUNED, Hemominas e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, momento que também foi importante em sua formação, pois trabalhava ouvindo os munícipios o que possibilitava uma maior articulação para conseguir efetivamente fazer melhores políticas de saúde.

Roberta Borges psicóloga de formação entrou na saúde pública em 2007, no município de Ribeirão das Neves trabalhando com o apoio matricial na saúde mental, em 2013 já no Ministério da Saúde, em Brasília, atuou na secretaria do Programa Mais Médicos desde o inicio de sua implantação no país, que trouxe melhora na condição de saúde de vários usuários do SUS. A partir de 2018, voltou para Minas Gerais para atuar na Superintendência do Ministério, quando começou a chefiar o Apoio Institucional trabalhando com os instrumentos de gestão e o Planejamento Regional Integrado em Minas Gerais.

live301129

Vanderlúcio Leôncio que há 20 anos está atuando na saúde pública de Minas Gerais contou que sua trajetória começou na Secretaria de Saúde de Taquaraçu de Minas, mesmo sem conhecimento sobre o SUS naquele momento, aceitou o desafio e começou a ler as normas operacionais e leis para entender um pouco mais sobre o sistema e a participar de reuniões importantes. De aprendiz se tornou Secretário Adjunto e posteriormente Gestor de saúde de Nova União. Em 2009, participou do projeto seletivo para se tornar Apoiador, cargo que ocupa até os dias de hoje.

O Vice-Presidente, Ricardo Viana enalteceu a presença dos convidados na Live e ressaltou a importância de reunir convidados da SES, COSEMS e do Ministério da Saúde para ouvir as histórias das pessoas que constroem no dia a dia, o SUS de Minas Gerais. Também destacou que o Planejamento Integrado das ações de políticas públicas precisa ser avaliado com muita atenção, pois é preciso ter um olhar diversificado para tratar da saúde pública de Minas Gerais. “Como diria Guimarães Rosa, Minas são muitas, por isso é preciso analisar como vemos essas multifaces no Planejamento e como devemos incentivar a busca de um padrão que todos nós desejamos, respeitando as diferenças entre os municípios e as dificuldades dos territórios,” destacou.

Ricardo Assis pontuou que Minas Gerais foi um dos principais estados a trabalhar com a regionalização, mas a integração será um grande desafio principalmente pelo tamanho da população com regiões muito distintas e por isso, é preciso conhecer de fato os territórios e o que falta para que eles atinjam o necessário para oferecer atendimento de qualidade para a população.

Roberta ressaltou que apesar do grande desafio do PRI, Minas Gerais conta com o papel do Apoiador do COSEMS/MG nas regiões de saúde o que faz muita diferença. “O Apoiador está nas regiões e conhece os municípios da Macro e as dificuldades, isso é uma fortaleza de Minas Gerais e ajudará muito no Planejamento Regional Integrado,” disse.

Vanderlúcio contou que apesar de extremamente desafiadora, a implantação do PRI é bastante oportuna, pois é preciso que Minas Gerais avance mais e para isso, os trabalhos já estão sendo realizados.

A Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” contará com 30 encontros, realizados sempre às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no Canal do COSEMS/MG, no Youtube. para resgatar histórias da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais.

Então fique ligado e não perca o encontro da próxima terça-feira (07/12), às 12h 30min.

Confira na íntegra o 29º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”: https://www.youtube.com/watch?v=V1vXwnrINT4&ab_channel=COSEMSMG