26º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

26º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”

on 09 Novembro, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (09/11), o 26º episódio da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros.

Neste episódio, a Coordenadora da Área Técnica Paola Soares Motta e o Vice-Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Nanuque, Ricardo Almeida Viana receberam a Superintendente Regional de Saúde de Diamantina, Cleya Santana, o Superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Ernany de Oliveira e o Gerente Regional de Saúde de Leopoldina, Renan Guimarães que falaram um pouco sobre suas trajetórias pessoais e do trabalho desenvolvido como Dirigentes Regionais da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

Paola Motta destacou a importância de conversar com representantes dos Dirigentes Regionais responsáveis por conduzirem macrorregiões de saúde, sendo as primeiras referências dos municípios. “Costumamos dizer que vocês são o nosso “porto seguro”, porque são pessoas que dão a vida para organizar um grande território com as 28 unidades regionais,” pontuou.

Cleya Santana, enfermeira de formação e Doutora em Ciências da Saúde - Infectologia e Medicina Tropical, contou que sua trajetória no Sistema Único de Saúde foi iniciada há 20 anos, quando começou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Saúde de Diamantina, atuando na Atenção Primária e nos serviços especializados da Média Complexidade. Especialista em Políticas de Gestão em Saúde, ingressou na SES/MG no ano de 2008, no Núcleo de Gestão Regional desempenhando um papel de articulação tanto nas regionais quanto nos municípios, trabalhando a governança através da CIB, Comissões e comitês como instrumentos de planejamento em gestão e acompanhando os indicadores de saúde. Em 2019 foi convidada para assumir a Superintendência Regional de Diamantina e relatou que todos estão trabalhando com muito esforço, a pedido do Subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio para que todas as regionais trabalhem de forma padronizada para oferecer a mesma qualidade em todas as regiões, como foco no usuário, seja ele gestor ou o próprio usuário entregando valor aos municípios.

091121liv

Ernany de Oliveira, fisioterapeuta de formação, especialista em terapia relatou que sua trajetória no SUS de Minas Gerais começou há dez anos, quando no dia do seu casamento, foi convidado a trabalhar na Regional de Saúde, momento que também se casou com o SUS, em uma relação muito virtuosa. Iniciou sua trajetória como Coordenador do Núcleo de Rede de Atenção a Saúde e sempre buscou dentro da sua profissão, fazer algo para poder ajudar as pessoas. Trabalhou na Superintendência de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Caratinga, e Coordenador da Regulação e Tratamento Fora de Domicilio no município de Timóteo, oportunidades que o fizeram aprofundar no trabalho municipal. “A visão regional é muito importante, mas vivenciar o município é uma experiência única na vida do SUS. Os desafios são maiores, tudo se multiplica e por isso ganhos experiência e aprendemos muita coisa. O conhecimento é um diferencial na vida de cada um de nós dirigentes regionais e temos que de fato, pensar fora da caixinha, com soluções importantes e ágeis,” disse.

Renan Guimarães, fisioterapeuta de formação, Doutor em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva iniciou sua trajetória profissional na Secretaria de Estado de Saúde, na Gerência de Leopoldina em 2006, aos 23 anos. Dois anos depois, ingressou na Regional de Leopoldina como especialista em Política e Gestão de Saúde, onde criou uma história profissional dentro da área de Regulação e conheceu pessoas que o ensinaram muito e mostraram os caminhos do SUS. Na oportunidade, saudou a Coordenadora Maria Emília Oliveira que para ele, é uma grande sanitarista que atuou na região de Leopoldina. Atuou como Secretário Municipal de Saúde de Cataguases e destacou que apesar de pouco tempo, foi uma experiência muito valorosa para saber os problemas dos gestores e o quanto é difícil, desafiador e dinâmico. “Como Secretário aprendi o quanto nos Dirigentes Regionais precisamos entender as realidades dos usuários do SUS para podermos trabalhar a coordenação da política pública a nível regional. Estamos realizando um trabalho na Regional de Leopoldina, junto ao Darlan e aos demais dirigentes de uma forma, alinhada, articulada e em grupo, para conseguirmos atingir as metas para o SUS que é trazer qualidade para a assistência, novos serviços e acesso ao usuário aos serviços de saúde,” disse.

O Vice-Presidente, Ricardo Viana enalteceu a presença dos convidados na comemoração dos 30 anos do COSEMS/MG, representando os Dirigentes Regionais de todo o Estado e proporcionaram muitos ensinamentos sobre a gestão, parcerias e liderança nos territórios. “Nós sabemos que estamos aqui hoje por diversas decisões que tomamos ao longo de nossas histórias. Achei muito importante o que os três falaram durante a Live, porque mostraram como a atuação dos líderes estaduais e o comprometimento da gestão do Estado possibilitou a evolução que estamos vivendo,” relatou.

A Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” contará com 30 encontros, realizados sempre às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no Canal do COSEMS/MG, no Youtube. para resgatar histórias da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais.

Então fique ligado e não perca o encontro da próxima terça-feira (16/11), às 12h 30min.

Confira na íntegra o 26º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”: https://www.youtube.com/watch?v=WGHqgaWeQxk