23º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

23º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”

on 05 Outubro, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (05/10), o 23º episódio da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros.

Neste episódio, a Coordenadora da Área Técnica, Paola Soares Motta e o Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva receberam o Presidente do CONASEMS, Wilames Freire, a Vice-Presidente, Cristiane Pantaleão e o Vice-Presidente, Charles César Tocantins que contaram um pouco sobre suas histórias e os principais aprendizados e perspectivas para a saúde pública do país no pós-pandemia, na visão do CONASEMS.

Cristiane Pantaleão é enfermeira de formação e contou que desde os tempos da faculdade queria dedicar sua trajetória profissional a gestão do Sistema Único de Saúde, trabalhou em equipes da Saúde da Família e coordenou projetos de implantação das equipes no município de Ubiratã. Com o trabalho realizado foi convidada a assumir a secretária de saúde, momento em que também assumiu a diretoria do Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde e dois anos depois assumiu a presidência do COSEMS Paraná, cargo que ocupou por três mandatos. Para ela, ao conhecer o COSEMS/MG, a organização da instituição e o projeto Apoiador, foi possível partilhar suas experiências e estruturar ainda mais o COSEMS Paraná, ampliando o projeto de apoio e implantando capacitações permanentes. “Aprendemos muito sobre qual direção seguir para consolidar e institucionalizar uma política de fortalecimento de COSEMS depois das visitas que fizemos ao COSEMS de Minas Gerais,” destacou.

Cristiane também relatou que sua vida é trabalhar pelo SUS, e estar à frente de uma instituição respeitada como o CONASEMS, é um orgulho muito grande e reafirmou a responsabilidade de representar os 5.700 municípios do país, os gestores e os profissionais de saúde que realmente fazem a diferença na vida das pessoas. “O trabalho que fazemos é para melhorar a qualidade de vida da população e fazer o SUS acontecer neste país”.

Charles Tocantins, formado em Direito e Administração, contou que sonhava em construir uma carreira jurídica até que resolveu fazer um concurso público para administração na saúde pública, assumiu o cargo de Assistente/ Diretor da Regional de Saúde e logo após foi convidado a se tornar secretário municipal de saúde e se envolveu com a gestão administrativa e as discussões e interlocuções no município de Cametá, momento em que estava sendo implantadas as instâncias do SUS e as Conferências de Saúde, em uma época que principalmente a Amazônia sofria com a Cólera, momento particularmente especial para ele. “Foi o momento em que mais me senti útil na vida, quando entrava em uma pequena embarcação levando medicamentos junto aos médicos sem fronteira que fizeram uma ação no estado do Pará”.

Após assumir a secretária de saúde de Tucuruí, se aproximou dos COSEMS e do CONASEMS e ressaltou que em sua opinião, naquele momento havia dois COSEMS que eram referências para o país, o COSEMS do Rio Grande do Sul e o de Minas Gerais, que naquele momento tinha o Mauro Junqueira como presidente e disponibilizava vagas para capacitações dos gestores. “Tínhamos em Minas Gerais alguns fatores que o faziam ser o COSEMS referência, como o Projeto Apoiador, os cursos à distância para qualificar os profissionais de saúde e diversos acordos estabelecidos em CIB, com a Secretaria de Estado que previam uma série de articulações para apoiar os gestores, além dos diversos consórcios intermunicipais,” pontuou.

live051021

Wilames Freire, formado em Odontologia, se dedica há 23 anos a gestão municipal do SUS, como secretário de saúde e disse que vem aprendendo muito em toda a sua trajetória, estudando bastante e aproveitando as oportunidades de trocar experiências com as pessoas envolvidas do SUS, nas pautas dos COSEMS e hoje a frente do CONASEMS, destacou sobre suas responsabilidades como presidente da instituição de representar todos os municípios do país. “Sempre falo que o CONASEMS só teria sentido de existir se nós tivéssemos a compreensão de que todos os gestores, independentes de qual município esteja no país se sintam representados pela entidade. Temos a responsabilidade de cuidar bem dos gestores e dos municípios, orientá-los a responder bem a sua gestão a nível local e acima de tudo ter o cuidado de passar informações em tempo real,” destacou.

O Presidente Wilames também ressaltou que o COSEMS de Minas Gerais foi o berço da transformação nacional dos COSEMS e do CONASEMS, e que as experiências positivas que aconteceram em Minas foram absorvidas em todos os COSEMS do país, pois foi à modernização da estrutura, principalmente no Apoio aos municípios. “Participar da solenidade dos 30 anos do COSEMS de Minas Gerais, é participar da construção da história do Sistema Único de Saúde do Brasil e da história do CONASEMS. Por ser o maior Estado da Federação, Minas poderia não ter o destaque merecido, mas o têm porque ao longo de décadas abriu as portas para que o país inteiro conhecesse a evolução do COSEMS/MG. É um orgulho muito grande para nós e sempre que possível estaremos aqui para fazer esta interlocução para aperfeiçoar aquilo que vocês estão construindo,” finalizou.

O Presidente Eduardo Luiz pontuou que a sua trajetória no SUS também é um grande aprendizado, e que desde o seu primeiro contato com o COSEMS/MG começou a admirar o então Presidente Mauro Junqueira, pela forma que ele conduzia as discussões e toda a equipe da instituição pela qualidade técnica, e hoje a frente da instituição em seu terceiro mandato busca contribuir cada vez mais com o SUS, porque todos que se envolvem com o sistema o fazem por amor e pela possibilidade de fazer algo pela população. “Acho que é isso que nos move, esse carinho pela gestão, por sabermos que o nosso trabalho importa para muitas pessoas que dependem do SUS”.

Eduardo também disse que durante a pandemia o CONASEMS chamou para si o protagonismo de fazer discussões importantes para todo o país, porque em vários momentos se não fossem as discussões tripartites as ações contra a COVID-19 teriam naufragado e destacou que o papel do CONASEMS é fundamental para o enfrentamento da pandemia e nas construções das políticas públicas de saúde do país.

A Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” contará com 30 encontros, realizados sempre às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no Canal do COSEMS/MG, no Youtube. para resgatar histórias da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais.

Então fique ligado e não perca o encontro da próxima terça-feira (19/10), às 12h 30min.

Confira na íntegra o 23º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”:

https://www.youtube.com/watch?v=4gq6wW-QAl0&t=238s&ab_channel=COSEMSMG