CNS realizará 1º Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas no SUS
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

CNS realizará Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas no SUS

on 24 Setembro, 2021

A primeira edição do Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) no Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada entre os dias 29 e 30 de setembro, às 15h no primeiro dia e às 16h no segundo dia. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com transmissão no Youtube, aberto a todos os interessados.

O público-chave da atividade, que terá carga horária de oito horas, é formado por conselheiros nacionais de Saúde titulares e suplentes, conselheiros estaduais e municipais das capitais e integrantes de comissões intersetoriais do CNS. Durante os dois dias de seminário, serão tratados temas como a Legislação Práticas Integrativas e Complementares de Saúde/Pics no SUS (Atenção Básica) e apresentação dos estados que implantaram as Pics. O objetivo do evento é sensibilizar os diversos sujeitos sociais sobre a importância das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente devido ao contexto da pandemia causada pela Covid-19.

A abertura do evento será feita pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto. A representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas/OMS), Socorro Gross, também deve participar do painel de abertura, que terá mediação feita pela nutricionista e ex-conselheira Zaíra Maria Tronco Salerno, que é representante da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). No primeiro dia de atividades, quatro painéis estão previstos na programação. O segundo e último dia de programação também terá a realização de quatro painéis virtuais. A programação completa e o nome de todos os participantes será divulgada em breve.

seminariobp2

Saiba mais:

Dentre suas comissões, o CNS possui a Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, criada em junho de 2007 após a instituição da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Compõem as Pics as áreas de homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica e termalismo social – crenoterapia. A comissão tem o objetivo de garantir a promoção dessas atividades e cobra do poder público a institucionalização adequada destas práticas no SUS. A comissão também busca a garantia da Política de Educação Popular em Saúde no SUS, que diz respeito à participação popular, gestão participativa, ao controle social, ao cuidado, à formação e às práticas educativas em saúde.

Mais informações:

O quê: Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) no Sistema Único de Saúde (SUS)

Quando: Dia 29/09, de 15 às 20h, e dia 30/09, de 16h às 20h.

Como: por meio do Youtube do CNS

Foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP

Fonte: Ascom CNS