19º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

19º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”

on 31 Agosto, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (31/08), o 19º episódio da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros. A Coordenadora da Área Técnica, Paola Soares Motta contou com a participação especial do Vice-Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde de Nanuque, Ricardo Almeida Viana e dos Ex-Presidentes Dr. Arlen Santiago, Dra. Lêda Couto Vasconcelos e Dr. Luiz Carlos Prata.

O Dr. Arlen Santiago é médico radioconlogista, bacharel em Direito e Sociologia e está em seu sexto mandato consecutivo como Deputado Estadual. Foi Prefeito do município de Coração de Jesus, exerceu o cargo de Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde de Montes Claros, momento em que teve seu primeiro contato com o COSEMS/MG. Em 1997 se tornou presidente da instituição e destacou que sua gestão foi dividia em duas vertentes, realizar uma organização adequada dos documentos e oferecer cursos de capacitação regionais, o que possibilitou uma maior participação dos gestores no COSEMS, principalmente com assento nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que após um acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG) aumentaram de três para sete secretários participantes, o que aumentou a democratização das discussões.

Para o Dr. Arlen, sua passagem com presidente foi muito interessante, pois conheceu pessoas extremamente importantes e que em sua grande maioria ainda militam ao redor do COSEMS. “Com o tempo e cada um com sua contribuição, como o Júnior Souto, a Mirian Araújo, Mauro Junqueira e o Luiz Felipe Caran, o COSEMS explodiu e hoje realmente é uma potência que pode organizar a ajudar os municípios e o Estado a se formatar,” disse.

Dra. Lêda Couto contou que sua trajetória no SUS começou há 40 anos quando se formou em medicina em Sergipe, fez residência em medicina preventiva e social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no terceiro ano de residência fez um estágio em Ipatinga, momento em que foi contratada para trabalhar na Vigilância Epidemiológica, atuou como analista ocupacional e secretária municipal de saúde, cargo que ocupou de 1989 até 1994. Também atuou com Auditora Assistencial, Consultora no Departamento de Saúde Suplementar do Ministério da Saúde, Diretora Adjunta da Diretoria de Produtos e Secretária Executiva da Agência Nacional de Saúde Suplementar, foi Presidente do COSEMS/MG, Secretária Municipal e Vice-Presidente do COSEMS Sergipe e atualmente atua como professora efetiva do Departamento de Medicina em Aracaju, sua terra natal.

live310821ok

Lêda também ressaltou que sente muito orgulho em ter participado da primeira gestão do COSEMS em 1991, pois foi o momento dos gestores pioneiros do SUS, quando todos ainda pensavam em como seria a implantação do sistema no país e estavam construindo os Conselhos Municipais de Saúde e estabelecendo os fundos e os planos municipais de saúde. “Foi um momento muito efervescente, muitos municípios viram o momento certo para construir o Sistema Único de Saúde, estávamos empenhados, desejávamos uma organização e assumimos a responsabilidade pelo atendimento as necessidades de saúde da população que éramos responsáveis,” pontuou.

Dr. Luiz Prata natural de Manhuaçu, médico pediatra, foi secretário municipal de saúde e contou que este momento de sua vida foi especial, pois o COSEMS/MG o despertou de uma angústia do desequilíbrio social e da percepção de que todos precisam lutar, pois um grupo organizado consegue forças e coragem para vencer os desafios. Foi presidente do COSEMS/MG em 1992, e relatou que desde esse momento a sede própria já era um sonho, pois os gestores precisavam de um local onde a instituição pudesse se organizar e apoiá-los, onde as experiências dos municípios estivessem concentradas para serem referências para todos os secretários. Também destacou que se preocupa com o as pessoas que ainda hoje não possuem espaços, direitos, respeito e dignidade. “Eu vejo o COSEMS como uma aglutinação de forças para melhorar a qualidade de saúde de Manhuaçu e de Minas Gerais. Essa dignidade cabe ao COSEMS que não é um órgão político e sim um direito da constituição,” pontuou.

O Vice-Presidente Ricardo Viana relatou a grande responsabilidade assumida por ele e toda a atual diretoria do COSEMS/MG, em suceder estas grandes personalidades que fizeram uma brilhante história como Presidentes da instituição e defensores da saúde pública.

A Coordenadora Paola Motta ressaltou todos que militam no SUS, precisam entender que ele é tripartite, e “precisa de cada um de nós, para que sejamos efetivamente responsáveis pela nossa saúde e que tenhamos o direito garantido do acesso à saúde com financiamento adequado”.

A Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” contará com 30 encontros, realizados sempre às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no Canal do COSEMS/MG, no Youtube. para resgatar histórias da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais.

Então fique ligado e não perca o próximo encontro na terça-feira (14/09), às 12h 30min.

Assista na íntegra o 19º Encontro da Série com os Ex-Presidentes do COSEMS/MG:

https://www.youtube.com/watch?v=ah9V9Hy4slE&ab_channel=COSEMSMG