GAMOV e ESP-MG promovem Webinário para debater os impactos na vacinação de rotina causados pela Covid-19
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

GAMOV e ESP-MG promovem Webinário para debater os impactos na vacinação de rotina causados pela Covid-19

on 25 Agosto, 2021

O Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (GAMOV) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), realizam na próxima quarta-feira, 01/09, às 19h, o Webinário: Impacto da pandemia sobre a vacinação de rotina: Como enfrentar o desafio da queda nas coberturas vacinais?”

O objetivo deste Webinário é sensibilizar os profissionais de saúde das Unidades Regionais de Saúde e dos municípios em relação à busca ativa de faltosos e ao cumprimento do calendário básico vacinal em toda a população. O Webinário será aberto ao público, não sendo necessária inscrição prévia e a transmissão será feita pelo Canal da Escola no Youtube, disponível em: youtube.com/escolasaudepublicamg

Participam do encontro, a Enfermeira e Assessora Técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) Antônia Teixeira e a Enfermeira e Coordenadora do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (GAMOV-MG), Janaína Fonseca, que fará a mediação.

Monitoramento vacinal

A realização deste Webinário é uma iniciativa do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (GAMOV) Nível Central, que foi criado recentemente com o objetivo de realizar a análise e o monitoramento da vacinação (especialmente a vacinação contra Covid-19) e propor ações no âmbito do Estado de Minas Gerais. Foram implantados 28 GAMOV Regionais (um em cada Unidade Regional de Saúde) e 1 GAMOV Nível Central. Cada um desses Grupos possui a participação de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Vigilância Epidemiológica (do nível central e regional), Vigilância Sanitária (nível central e regional), Atenção Primária à Saúde (nível central e regional) e Sala de Situação Estadual.

Conforme Janaína Fonseca, Coordenadora do GAMOV, desde março de 2020, período em que o Brasil começou a enfrentar a pandemia da Covid-19, observou-se uma intensa modificação no modo de viver da população e também no uso dos serviços de saúde, sendo que comparecimento presencial caiu drasticamente, inclusive para a vacinação infantil, em razão das medidas de distanciamento social para mitigar a transmissão do vírus.

Diversos países registraram queda substancial das coberturas vacinais em crianças, especialmente nas menores de dois anos de idade. No Brasil, dados administrativos apontam o impacto da pandemia de Covid-19 no agravamento dessa queda, que já constituía um desafio importante do Programa Nacional de Imunizações nos últimos anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 80 milhões de crianças estarão suscetíveis a doenças imunopreveníveis, como sarampo, difteria e poliomielite por conta da queda das coberturas vacinais durante a pandemia de Covid-19.

Assim, “a intenção desse encontro é conversar sobre a necessidade de ser ter um olhar atento para a vacinação e sensibilizar os serviços de saúde para a necessidade de elevar a cobertura vacinal das demais vacinas do Calendário Básico, que estão disponíveis para todas as faixas-etárias”, explica Janaína Fonseca.

Para acompanhar o Webinário, acesse o Canal da Escola no Youtube: youtube.com/escolasaudepublicamg

25.08 webinar Cobertura Vacinal instagram

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)