18º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”!
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

18º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”!

on 24 Agosto, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (24/08), o 18º episódio da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros.

A Coordenadora da Área Técnica, Paola Soares Motta contou com a participação do Vice-Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde de Nanuque, Ricardo Almeida Viana, o Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Ederson Alves da Silva e o Presidente do Colegiado dos Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais/Agência de Políticas Públicas (COSECS-MG/APP), Narcélio Alves Costa.

Ederson Alves formado em direito, com especialização em direito sanitário, mestrando em gestão de serviços de saúde contou que sua trajetória começou em 2009, oriundo do movimento sindical, assumiu a diretoria da Central Única dos Trabalhadores e da Juventude, se tornou Conselheiro e posteriormente Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, momento em que seu caminho se encontrou com o Sistema Único de Saúde e o Controle Social e percebeu que era necessário defender e fortalecer a principal política pública do país, o SUS, e começou a conhecer mais a fundo as diversidades e a dimensão do sistema que é uma grande conquista do povo brasileiro.

Ederson ressaltou que a implentação da Lei Nº 8.142 que traz a prerrogativa dos Conselhos de Politicas Públicas, que são deliberativos no âmbito municipal, estadual e nacional e igualitário, com a participação de 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de prestadores de serviços e gestores da área da saúde. Também disse o Conselho atua na formulação e estratégias da execução das políticas de saúde incluindo nos aspectos econômicos e financeiros, por isso é necessário participar e fiscalizar a aplicação dos recursos na área da saúde. “ Há 11 anos eu conheço o COSEMS e vejo que é muito importante esse diálogo dos gestores com o Controle Social, pois ele não existe para incomodar o gestor e sim para construir de forma coletiva políticas de saúde para o âmbito municipal, estadual e nacional. O controle social é o momento de diálogo entre usuário, trabalhadores e gestores, pois temos o objetivo de construir e fortalecer o SUS do nosso país,” pontuou.

live240821live30

Narcélio Alves formado em direito com especialização em gestão pública e saúde pública, contou que o Hospital Municipal de Governador Valadares foi uma grande escola em sua trajetória profissional, logo quando saiu da área privada para atuar como assistente administrativo técnico do Hospital tinha como objetivo não deixar faltar nenhum medicamento e suprimento hospitalar no hospital municipal que atendia como regional, o que para ele foi um grande desafio e aprendizado que o levou para a gestão administrativa e posteriormente assumir a diretoria técnica de Diagnóstico e Terapêutica do Hospital. “Tenho muito respeito e admiração tanto pela instituição quanto pelos profissionais que prestam serviços de extrema relevância para mais de 92 municípios do Leste de Minas e da região do Jequitinhonha,” disse.

Narcélio destacou que trabalhou na Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, iniciou as pactuações para a implementação da Rede de Urgência e Emergencial do Leste de Minas, que hoje é o Consórcio Intermunicipal de saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (CONSURGE). Também pontuou que o COSEMS teve uma participação efetiva neste processo, onde foi possível pactuar com o Estado mesmo com todos os problemas enfrentados. Atualmente é Presidente do COSECS-MG/APP em seu segundo mandato e Vice-Presidente Nacional da Rede de Consórcios. “Estamos desenvolvendo políticas públicas para o fortalecimento dos consórcios porque entendemos que os consórcios intermunicipais são ferramentas de gestão e fortalecimento regional, atuando em áreas especificas onde os municípios são mais fragilizados,” ressaltou.

Ricardo Viana pontuou que os Consórcios de Saúde foram muito importantes durante a pandemia, para a organização do sistema de compras compartilhadas que permitiu que em um momento muito difícil da pandemia, os gestores tivessem um balizador de preços e referências permitindo compras com 30% do valor que estavam pagando.

Também destacou que o COSEMS tem uma pauta muito importante com o Conselho Estadual sobre os Hospitais Regionais, pois há uma preocupação com a forma de como as decisões tem sido tomadas em um sistema tão delicado e aguardado que é a Regionalização da Saúde, através dos sistemas hospitalares, “a CES já se manifestou e nós do COSEMS manifestamos de forma veemente na última CIB o nosso posicionamento, esperamos que nos chamem para conversar para que possamos fortalecer o sistema. Na pandemia vimos como o SUS é eficiente, efetivo e a única solução para os problemas de saúde pública. É um exemplo a ser copiado, aperfeiçoado e sobretudo deve ser defendido”, destacou.

A Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” contará com 30 encontros, realizados sempre às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no Canal do COSEMS/MG, no Youtube. para resgatar histórias da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais.

Então fique ligado e não perca o próximo encontro na terça-feira (31/08), às 12h 30min.

Assista na íntegra o 18º Encontro da Série com os colaboradores do COSEMS/MG: https://www.youtube.com/watch?v=_JRxlGGHGL8&t=122s&ab_channel=COSEMSMG