16º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”!
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

16º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”!

on 10 Agosto, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (10/08), o 16º episódio da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros.

A Coordenadora da Área Técnica, Paola Soares Motta contou com a participação do Apoiador do COSEMS Regional de Patos de Minas, Antônio Eustáquio Maia e o Apoiador do COSEMS Regional de Varginha, Eduardo Gonçalves, o Secretário Municipal de Saúde de São Geraldo e Presidente Regional do COSEMS Ubá, Felício Rodrigues e o Secretário Municipal de Saúde de Dom Joaquim e Presidente Regional do COSEMS Itabira, Huenerson Henrique.

Antônio Eustáquio formado em história contou que sua trajetória profissional sempre foi dedicada à saúde pública, participou do projeto do Programa Nacional de Saneamento Rural, com passagens pela Fundação Ezequiel Dias, Secretaria Estadual de Saúde, atuou com planejamento, gestão, organização de redes e serviços, após sua aposentadoria em 2011, começou sua história como Apoiador do COSEMS/ MG, papel que vem desempenhando até os dias de hoje apoiando os gestores municipais de saúde. Antônio também destacou que em sua região é conhecido como o “Taquinho da Saúde” sempre a disposição dos gestores para apoiá-los, não apenas em questões formais e técnicas, mas também nas necessidades individuais.

Eduardo Gonçalves formado em administração, com especialização em gestão e planejamento, mestrando em saúde coletiva contou que sua trajetória profissional começou como servidor da Secretaria de Saúde de São Lourenço primeiramente como técnico de processamento de dados, faturista e coordenador de faturamento. No ano de 2004, foi trabalhar no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas por acreditar que o que fazia em seu município poderia ser feito por meio de uma discussão coletiva para o território. Atuando no Consórcio participava ativamente das reuniões de CIB, acompanhando os gestores e em 2009, participou do processo seletivo para atuar como Apoiador do COSEMS/MG história que para ele se baseia em dedicação, compromisso e amor, um reflexo de estar dentro do fervor que é a atuação nos territórios. Também destacou que o COSEMS representa muito para todos tanto na área profissional como pessoal, pois com 20 anos de atuação no SUS de Minas Gerais sente-se muito feliz por poder contribuir para a consolidação deste sistema no Estado.

live1008

Eduardo também contou sua experiência como o pai da Mirela, uma criança com necessidades especiais que o proporcionou uma forma de leitura de mundo diferente, de ressignificar o que é estar à disposição do outro. Também contou que de forma natural se viu envolvido em militâncias, pois o que ele queria para sua filha, ele queria para as outras crianças que também precisavam de cuidados. Foi Presidente por dois mandatos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Lourenço momento em que conseguiu mobilizar a sociedade de seu município para conseguir efetivar o direito das pessoas. “Não tem tristeza nesta casa e nem na relação com a Mirela, é alegria plena, é muita cumplicidade. É uma alegria que transborda, sempre falamos não tenham piedade da gente, nem pena dela. O que agente busca é exatamente amor maior, o que ela me passa no olhar e o que podemos fazer por ela é tentar fazer uma sociedade com condições de igualdade de oportunidades,” destacou.

Felício Rodrigues, formado em administração, nasceu em Belo Horizonte, mas se mudou para o interior com seus pais fez um concurso para a Prefeitura Municipal e ao apoiar o assessor de secretario de saúde percebeu que o SUS era mais que médico, ambulância e remédio e sim um sistema muito mais complexo que o fez estudar e gostar cada vez mais da saúde pública. Em 2009 foi convidado a ser secretário de saúde, em um primeiro momento não pensou em aceitar, pois não se sentia preparado, mas contou que apesar das dificuldades iniciais foi o ano que o Projeto Apoiador nascia em Minas Gerais e que sua trajetória nestes 12 anos se mistura aos apoiadores que sempre o auxiliaram. Também destacou que participou de diversos cursos de capacitação ofertados pelo COSEMS e reuniões, comissões de acompanhamento do Pro-Hosp, Avaliação do Programa Saúde em Casa o que lhe proporcionou grande experiência, aprendizado e encantamento com a instituição. Felício contou que sua história como pai foi surpreendente, pois após passar por diversas tentativas, sua esposa não conseguia engravidar então eles resolveram adotar a pequena Lara e cinco meses depois no dia de seu batizado, sua esposa passou mal e descobriu que seria novamente pai, pois ela estava grávida do Gabriel, o que também o motivou a ser cada vez melhor não apenas como pai, mas também como profissional.

Huenerson Henrique pai de quatro filhos contou que o nascimento de cada um deles o motivou a trabalhar cada vez mais, formado em administração com especialização em gestão começou a trabalhar no hospital de seu município fazendo diversos trabalhos internos. Em 2001 passou no concurso público de seu município acumulou as funções no hospital e na Prefeitura como assessor do gestor de saúde, momento em que ele pode mostrar a importância de organizar a secretaria de saúde e a frequentar as reuniões das Regionais de Saúde e do COSEMS. Destacou que se apaixonou pela saúde e pelo Programa Saúde da Família (PSF), começou a estudar as leis orgânicas da saúde, pois para ele, a saúde sempre leva a uma educação continuada, pois sempre é preciso estar atualizado.

Em 2004 assumiu a secretaria de saúde de Dom Joaquim e estruturou a sede para que fosse possível disponibilizar os serviços de saúde para a população e se manteve como gestor por nove anos. Depois de realizar outras atividades, em 2017 assumiu novamente a secretaria de saúde e neste ano se tornou Presidente Regional do COSEMS de Itabira.

A Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” contará com 30 encontros, realizados sempre às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no Canal do COSEMS/MG, no Youtube.para resgatar histórias da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais.

Então fique ligado e não perca o próximo encontro na terça-feira (17/08), às 12h 30min, com representantes da área administrativa do COSEMS/MG, Álvaro Santos, Geodásio Oliveira, Ludmila Fernandes e Rosaine Machado.

Assista na íntegra o 16º Encontro da Série: https://www.youtube.com/watch?v=1oPci-EFqN0