6º Encontro da Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”!
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Encontro da Série “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”!

on 25 Maio, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (25/05), o sexto encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” que celebrou a trajetória da instituição pelos seus 30 anos e também a Estratégia Apoiador, que amanhã, dia 26 de maio, completa 12 anos de criação.

A Coordenadora da Área Técnica, Paola Soares Motta recebeu os apoiadores do COSEMS/MG Arlan Lima, Carlos Henrique da Silva, Eduardo Gonçalves e Elton Fernandes pra conversar sobre essa longa caminhada da Estratégia Apoiador que foi um projeto criado em Minas Gerais, e implantado em todo o Brasil que hoje se consolida como uma bela história construída junto ao COSEMS de muita luta assistência e dedicação incondicional aos gestores de saúde de Minas Gerais.

Entre as histórias contadas, Elton Fernandes relatou a difícil missão assumida desde a entrevista marcante para o primeiro processo seletivo dos Apoiadores até o ciclo de construir o Apoio Regional, entender a forma como seria desenvolvido o trabalho, porque atuando como enfermeiro tinha experiência da assistência, mas aprender a gestão em saúde foi outro processo. “Fizemos muitos encontros, treinamentos e isso fez toda a diferença na minha área profissional, eu entendi a fundo o que é o SUS. Eu achava que saúde era o Hospital e o PSF, mas esse mundo por trás da gestão foi uma descoberta gigantesca. Graças à equipe do COSEMS e as experiências dos demais apoiadores, construímos o papel institucional do apoiador nas regiões,” destacou.

Carlos Henrique contou sua história junto ao SUS, sua atuação como gestor e destacou que a construção do Apoio foi muito especial, justamente por todos precisarem descobrir a melhor forma de levar apoio as regiões, e para isso foi necessário entender o protagonista da situação que é o gestor de saúde que está na ponta e entende como funciona o seu território. “Uma questão interessante na Estratégia do Apoio é o perfil do território, tínhamos que nos adaptar, não adiantava sentar com os demais colegas apoiadores e tentar configurar uma conduta de atuação, porque tem alguns fatores que são típicos de cada território, e ao longo dos anos conseguimos construir este processo,” pontuou.

Carlos também destacou que este processo de implantação do Apoio contou com um grande aliado, o Fórum Regional que disponibiliza a informação mediada pelo apoiador a disposição do território, para auxiliar as discussões e como repositório das orientações emitidas pelo COSEMS/MG. “Inicialmente foi uma revolução, pois os gestores tinham acesso apenas às reuniões presenciais e o Fórum veio para criar um ambiente para reforçar a capacidade de gestão diante da informação.”

live250521

Eduardo Gonçalves ressaltou que o papel do Apoiador consolidado desde o início de sua construção é voltado para que os Apoiadores junto ao nível técnico central do COSEMS/MG levassem informações de qualidade aos gestores de saúde e possibilitasse discutir saúde pública. A ferramenta tecnológica comunicacional que auxilia neste processo é o Fórum Regional, que consegue efetivamente fazer o papel de estar próximo de um grupo complexo e grande como o dos gestores de saúde com um depositório de informações. “É uma reflexão de como vencer esse desafio de sustentabilidade tecnológica que hoje se apresenta. Os gestores municipais são os verdadeiros protagonistas e é necessário que eles consigam ser participativos com as ferramentas que nós temos e que teremos mais adiante para auxiliar o trabalho do apoio e da gestão. É um desafio, e estes 12 anos do projeto nos deu condição de uma construção coletiva, participativa tanto em nível central quanto apoio e gestores,” disse.

Arlan Lima trabalhou por oito anos na área da educação e foi convidado a ser secretário de saúde, durante os seis anos a frente da pasta ele conheceu o COSEMS, contou com o trabalho dos apoiadores, acompanhou todo o desenvolvimento da Estratégia como gestor e posteriormente passou por um processo seletivo para se tornar Apoiador. “Nós gestores que estávamos distante de Belo Horizonte não conhecíamos de fato o COSEMS e a nossa participação era muito pequena, com o Projeto Apoiador e o COSEMS Regional, os gestores começaram a participar das reuniões presenciais, e hoje fazem parte da Diretoria Estadual, das Comissões, e isso ajudou muito a evoluir,” destacou.

Arlan também destacou o SISLOG, sistema de logística que facilita o trabalho para marcação de reuniões, eventos e processos administrativos e disse que entre as ferramentas utilizadas pelo COSEMS estiveram os cursos EAD, os seminários e eventos que foram importantes para o crescimento das regiões de saúde no Estado. “Atuar como apoiador não é apenas um trabalho, mas uma atividade que me dá muito prazer, sou feliz em poder contribuir para que algo funcione melhor. É uma oportunidade de colaborar com a região e colocá-la em uma situação melhor de atendimento de saúde e poder ajudar os nossos gestores para que eles tenham uma atuação mais exitosa no território.”

Confira o 6º Encontro da Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”! no Canal do COSEMS/MG no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=9wLlBgJpG5g&t=412s