Plenária da Enfermagem dedicada ao debate da pauta: “o trabalho da Enfermagem no contexto de crise”
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Plenária da Enfermagem dedicada ao debate da pauta: “o trabalho da Enfermagem no contexto de crise”

on 20 Maio, 2021

Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), o Presidente e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva participou na manhã desta quinta-feira (20/05), da Plenária da Enfermagem dedicada ao debate da pauta: “o trabalho da Enfermagem no contexto de crise,” realizada pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), no mês em que se celebra a semana da Enfermagem e o Dia da Enfermeira e do Enfermeiro em homenagem ao ano de dedicação incansável da categoria na linha de frente do combate à COVD-19.

O Vice-Presidente da CES/MG, Ederson Alves destacou a importância dos profissionais que estão na linha de frente do combate ao COVID-19 e há anos lutam pelo piso da enfermagem, das 30 horas trabalhadas, e pontuou que é o momento para reconhecimento da categoria, pois já são várias lutas e atividades reivindicando a melhoria na qualidade do trabalho e remuneração. “É preciso reconhecer o trabalho físico e intelectual da enfermagem, da sobrecarga que estes trabalhadores enfrentam no dia a dia. São mais de dois milhões de profissionais da enfermagem, em Minas Gerais mais de 260 mil profissionais, é uma categoria muito importante para o Sistema Único de Saúde,” disse.

ple20

O Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz pontuou a satisfação em fazer parte da homenagem aos profissionais da enfermagem que tanto trabalham para o SUS do país, e sobre a necessidade de reconhecer o árduo trabalho que os profissionais realizam em beneficio da saúde e do cuidado das pessoas, principalmente neste momento frente pandemia, e ressaltou que conhece de perto a luta diária dos profissionais que trabalham por longas jornadas, realizando um trabalho extremamente importante. Por vivenciar este experiência ele acredita que o Projeto de Lei das 30 horas e do piso salarial da enfermagem é uma causa antiga e histórica que traz dignidade para o profissional da enfermagem. “Minha mãe foi auxiliar de enfermagem durante muitos anos e lembro-me da dupla jornada que ela fazia, onde ficávamos até mesmo dias sem nos ver, pois ela trabalhava em dobro em busca de um salário melhor. Enquanto militante de um SUS de qualidade eu não posso esquecer de mencionar todas as outras categorias que também compõem e fazem parte da assistência no SUS, precisamos lembrar dos psicólogos, da assistência social, do fisioterapeuta, do fonoaudiólogo, do nutricionista, enfim, todas as categorias que atuam e que fazem assistência no SUS pelo país,” destacou.

11111

O Presidente Eduardo pediu apoio aos Deputados presentes na plenária, pois eles podem propor efetivamente os projetos de leis que irão propiciar dignidade não só para a enfermagem, mas para todas as outras categorias dos profissionais que compõem e fazem assistência no SUS.

Também relatou que a proposta que tramita na Câmara, do Projeto de Lei das 30 horas, do piso salarial da enfermagem terá um impacto somente na saúde pública de R$ 39 bilhões e que independente do valor que será cobrado dos cofres públicos, os governantes do país precisam reconhecer o desfinanciamento histórico do SUS e propiciar condições dignas de trabalho aos profissionais. “Precisamos discutir seriamente a relação trabalhista do SUS, só assim conseguiremos avançar e fazer saúde de qualidade. O SUS é uma grande conquista, é a maior política pública que o país já conseguiu construir e continua construindo dia a dia. Estamos sempre prontos para fazer as discussões e embates necessários para defender o SUS e a saúde de qualidade para a população,” ressaltou.

Assista o vídeo na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=gXqPoCOY6OA