3º Encontro da Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”!
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Encontro da Série “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”!

on 04 Maio, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (04/05), o terceiro encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros.

Neste terceiro encontro, a Coordenadora Paola Soares Motta que irá conduzir toda a série, iniciou o bate papo contextualizando brevemente sobre o que é o Apoio do COSEMS/MG. “O apoio é uma estratégia desenvolvida pelo COSEMS de Minas Gerais, no ano de 2009, para fortalecer a gestão regional, os COSEMS Regionais, CIB Micro e CIB Macro, que são as instâncias de gestão onde os gestores dialogam e pactuam com o Estado. Hoje a estratégia tem alcance nacional aos moldes do COSEMS de Minas, o que nos dá muito orgulho. É muito importante entender que além da presença requerida dos apoiadores (as) nestas reuniões, há uma grande dedicação as ferramentas tecnológicas, seja no Fórum, e-mails e WhatsApp, o que requer muita organização dos nossos apoiadores,” destacou.

Paola também apresentou as Apoiadoras do COSEMS/MG, Camila Trevizan, Mirna Fernandes, Cláudia Adriani e Natália Bastos que contaram um pouco sobre suas experiências com o Apoio e a maternidade.

Para iniciar o bate papo, a Camila Trevizan que está gestante de dois meninos, o Gael e o Theo, contou sobre sua trajetória profissional desde sua formação em Enfermagem em 2008, passando pela Coordenação do PSF, trabalhando na Atenção Primária e em 2010 se tornou Gestora Municipal de Saúde de São Tomas de Aquino, período quando teve seu primeiro contato com o COSEMS/MG, por meio de reuniões. “Na época o Marcos Rogério era Presidente Regional e também conheci o Adriano que era Apoiador, e como era a primeira viagem como Secretária, ele me ajudou muito, foi um verdadeiro parceiro. Tudo o que eu precisava ligava pra ele e aí, eu comecei a conhecer também o papel do Apoiador do COSEMS. Já em 2011 me convidaram para participar do processo seletivo e quando eu recebi o convite para atuar como apoiadora eu aceitei o desafio porque eu entendi que poderia contribuir ainda mais para a saúde pública de uma forma regional do que apenas no âmbito municipal. Foi um momento de muita experiência porque eram muitos encontros e capacitações. De 2011 pra cá foi um período de crescimento profissional muito grande, só tenho a agradecer,” ressaltou.

A Apoiadora Cláudia Adriani que além de mãe já é vovó iniciou sua participação relatando sobre a “alegria de poder falar sobre os dois mundos que tem o privilégio de viver, ser mãe e apoiadora do COSEMS/MG”. Em 2009 trabalhando na Secretaria Municipal de Sete Lagoas, foi convidada para participar do processo seletivo para atuar como apoiadora. Apesar de todas as dúvidas e incertezas que a rondaram ela aceitou o desafio e começou a trabalhar, passando orientação e informações contextualizadas para os gestores, contribuindo para o fortalecimento do SUS de sua região, esclarecendo como são as politicas públicas de saúde, as instâncias de pactuação entre outros pontos importantes da gestão da saúde.

Cláudia também relatou sobre sua difícil jornada como profissional, mãe e avó, pontuou sobre as ausências devido ao trabalho e todas as tarefas que se uniam como mulher. “Trabalhar no COSEMS como Apoiadora, ser mãe e avó é realmente uma dádiva de Deus, é possível conciliar sim e sou muito privilegiada de ter este trabalho”, finalizou.

live040521

A Apoiadora Mirna Fernandes iniciou sua participou falando sobre o início de sua trajetória como profissional de Enfermagem com passagens na Atenção Primária, Vigilância em Saúde e Regulação, e foi durante essa caminhada que o seu caminho se cruzou com o COSEMS/MG, por meio dos Apoiadores e dos eventos, capacitações e oficinas que o COSEMS Regional realizava nos territórios.

Em 2012, iniciou sua história como Apoiadora do COSEMS/ MG e em 2019 tornou-se mãe. “Eu gosto muito de planejamento, então logo que eu fiquei sabendo que estava grávida eu já comecei a me organizar, como seria a gravidez e depois que o Pedro nascesse. No último trimestre da gestação veio à pandemia e meus planos também mudaram. Com a pandemia eu não tive a experiência da maternidade com viagens, mas ser mãe e trabalhar em Home Office é um grande desafio, por um lado é um privilégio poder acompanhar o filho em casa no dia a dia, mas por outro lado é desafiador fazer o trabalho render em meio às distrações. Aprendi a ter muita determinação e disciplina e organização da rotina para fazer bem o papel da maternidade e do Apoio,” destacou.

A Apoiadora Natália Bastos iniciou sua participação contando que sua trajetória começou em 2008 como profissional de Enfermagem, e em 2009 participou do primeiro processo seletivo para o Apoio do COSEMS e assim se tornou uma das pioneiras nesta estratégia. “Eu tive a honra de ser selecionada para atuar com as microrregiões de Ponte Nova, Viçosa, Carangola e Manhuaçu, logo que entrei no COSEMS eu tive que romper muitas barreiras na minha vida, entre elas superar minha timidez e falar em público. Eu tinha pouca experiência na área de gestão, mas o COSEMS sempre nos incentivou e nos capacitou para a ação do Apoio, no início foram vários treinamentos, porque era um projeto piloto em Minas Gerais que estava em construção”, contou.

Natália também relatou que em 2016 além de apoiadora se tornou mãe da Izabela e que como mãe de primeira viagem, mesmo muito pequena ela levava sua filha para todos os eventos, pois priorizava a questão da amamentação e que ela e seu marido precisaram fazer diversas adaptações em suas rotinas para conciliar os trabalhos e a nova função de pais. Também destacou a sensibilidade dos atores do COSEMS, “eu costumo falar que a relação do Apoiador com o gestor vai além do Apoio, estabelecemos vínculo de parceria e também de amizade, fico imensamente grata em ser Apoiadora do COSEMS e mãe, não é fácil, é um grande desafio, mas me sinto muito privilegiada”, destacou.

A Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” contará com 30 entrevistas, realizadas às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no canal do COSEMS no YouTube, em um bate papo descontraído para realizar um resgate histórico da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais.

Então fique ligado e não perca o próximo encontro, na próxima terça-feira (11/05), às 12h30min, o encontro será com quatro Presidentes Regionais do COSEMS/MG, no canal do COSEMS no YouTube para falar sobre maternidade e a Gestão Municipal/Regional.

O SUS forte e consolidado de Minas Gerais tem muita história para contar e comemorar!

Viva o SUS! Viva o COSEMS/MG!

Assista na íntegra o 3º Encontro da Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” no canal do COSEMS no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2wf0EID6psQ