COSEMS/MG presente na Live: Anúncio dos protocolos de vacinação nos municípios
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG presente na Live: Anúncio dos protocolos de vacinação nos municípios

on 19 Janeiro, 2021

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva representou a instituição na tarde desta terça-feira (19/01), na Live: Anúncio dos protocolos de vacinação nos municípios, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

O evento também contou com a participação do Governador de Minas Gerais Romeu Zema, o Secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral, Presidente da AMM e 1º vice-presidente da CNM Julvan Lacerda, o Chefe de Gabinete da SES/MG João Márcio Silva de Pinho e representando a Diretoria de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES/MG, Janaína Fonseca Almeida.

O Governador Romeu Zema destacou que todo o processo realizado desde o início da pandemia até a vacinação, foi possível devido ao comprometimento e acompanhamento de todos os profissionais, e espera que Minas Gerais continue fazendo uma boa condução da pandemia que vem causando tanta tristeza e ceifado muitas vidas em todo o mundo.

zema

O Secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral, ressaltou a importância da chegada da primeira remessa das vacinas. “Demos um passo importante com a aprovação da ANVISA para as vacinas CoronaVac e AstraZeneca, agora temos os gargalos da produção pelas empresas para a chegada total das vacinas no país e em cada município, mas temos certeza que conseguiremos vacinar o quanto antes o público prioritário e em breve teremos vacinas suficientes para todos”.

O Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz da Silva iniciou sua fala parabenizando o governo de Minas Gerais por ter aguardado a organização da vacinação pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que sem dúvida é o maior plano de imunização existente, que está imunizando a população brasileira ao longo dos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), o maior projeto social que este país já construiu.

O Presidente Eduardo Luiz também destacou que participou de uma reunião com o Ministério da Saúde e foi informado que no primeiro semestre de 2021, serão distribuídas 150 milhões de doses da vacina e ao longo do segundo semestre mais 164 milhões de doses. “Gostaria de dizer aos colegas gestores e técnicos de saúde, as vacinas que estão chegando são parte da primeira etapa da vacinação, com 577.480 mil doses para Minas Gerais. Estamos iniciando o processo e temos um período de 12 meses para finalizar a imunização da nossa população. É preciso termos tranquilidade para lidar com um problema que é mundial,” relatou.

presidente vacina

O Presidente Eduardo ressaltou que neste primeiro momento é necessário que a SES/MG informe diariamente sobre o andamento da campanha de vacinação, a população prioritária e os quantitativos de vacinas para que os gestores de saúde possam repassar as informações aos territórios e municípios, para que a vacinação seja realizada de forma segura e organizada.

“Estamos recebendo um quantitativo muito pequeno de vacinas para Minas Gerais, e é preciso ter bom senso e seguir as recomendações das notas técnicas que estão sendo elaboradas pela SES/MG, para que possamos neste primeiro momento atender os profissionais de saúde e a população priorizada pelo programa de imunização do Ministério da Saúde. Precisamos levar tranquilidade para nossa população, ninguém precisa correr para os postos de saúde e nem fazer aglomeração nas portas de vacinação porque o processo precisa ser organizado para que não tenhamos uma disseminação ainda maior do que já estamos tendo no país e no mundo,” concluiu.

Janaína Fonseca Almeida da Diretoria de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES/MG, realizou uma apresentação sobre o fluxo de distribuição das vacinas e informou que neste momento, as doses serão disponibilizadas para trabalhadores da área da saúde, profissionais das salas de vacinas, trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas com deficiência maiores de 18 anos institucionalizadas e população indígena vivendo em terras indígenas.

Acesse a Live na íntegra e confira todos os detalhes da apresentação:

https://www.youtube.com/watch?v=9ObBQPTCYVc